Após passar mais de nove anos acreditando que o grande amor de sua vida morreu, Alice (Sophie Charlotte) não vai acreditar quando vir o médico, em cenas dos próximos episódios da supersérie "Os Dias Eram Assim". A protagonista volta para o Brasil depois de passar quase uma década morando nos Estados Unidos, com o marido e a sogra, por causa do pai, que acaba falecendo. Já Renato (Renato Góes) volta do exílio ao saber da anistia e da morte de Arnaldo (Antonio Calloni), mas sem imaginar que foi dado como morto. Ao vê-lo, a fotógrafa fica impactada e não acredita que ele esteja vivo. "Foi impressão, ou um espírito, sei lá", diz.
De acordo com o colunista de TV Daniel Castro tudo acontece em cenas previstas para irem ao ar a partir de 1º de junho, quando começa a segunda fase da trama, que foi adiada em razão de alterações no sentido de aumentar a audiência. Depois do salto de nove anos, Alice retorna de Miami com Vitor (Daniel de Oliveira), Cora (Susana Vieira) e seus dois filhos, o mais velho fruto do namoro com Renato. Já o médico terá se casado com Rimena (Maria Casadevall ), com quem tem Valentim (Matheus Ribeiro).
Arnaldo morre em decorrência de dois infartos, e Vitor então concorda em voltar ao Brasil, não só a pedido de Alice que quer enterrar o pai, mas também de olho na sucessão da presidência da empresa. Uma das vítimas do vilão, Gustavo (Gabriel Leone) vai ao funeral e acusa o pai da ex-namorada do irmão de ter patrocinado a morte e tortura de todos que contrariavam interesses. Seu discurso e a paisagem do Rio de Janeiro levam Alice - com novo visual nesta fase - a ter certeza de que ainda é apaixonada pelo pai de seu filho, que pensa estar morto.
Renato chega ao Rio sem saber que sua morte foi forjada em um plano sórdido de Vitor e Arnaldo, que chantagearam Vera (Cássia Kis) para coagi-la a compactuar com a mentira. o reencontro entre o ex-casal acontece quando ele está brincando com Valentim em uma praça e Alice o vê entrando num táxi com o menino.
Chocada, Alice pede que o marido pare o carro, mas em seguida não consegue mais ver Renato e comenta: "Eu vi... Eu fiquei louca, Vitor. Tô confusa. Desde que meu pai morreu. Aquele escândalo todo no enterro, as acusações... Fiquei abalada. Não sei o que passou pela minha cabeça, me perdoa". Mais tarde, ela conta à mãe que brigou com Vitor por ter achado que viu o ex na rua, e Kiki (Natália do Vale) reafirma que o médico está morto. "Sim, eu sei. Foi impressão, ou um espírito, sei lá", diz a moça.
(Por Samyta Nunes)