Nos próximos capítulos da supersérie "Os Dias Eram Assim", a vida de Alice (Sophie Charlotte) vai sofrer uma reviravolta: estudante, separada de Renato (Renato Góes) após armação de Vitor (Daniel de Oliveira), vai descobrir que está grávida em meio a uma discussão familiar durante um evento na construtora do pai, Arnaldo (Antonio Calloni).
Irritado com o irmão, Toni (Marcos Palmeira) pede a palavra durante o evento. "Meu irmão merece aplausos. Por todo esse esforço pela ordem e o progresso. Mas ofereço a ele com humildade meu espanto. Porque se ajudou a construir a cidade, também ajudou a destruir pessoas e famílias", diz o marido de Monique (Leticia Spiller), que será trocado por ela por Chico (José Loreto). Ainda enlutada com a suposta morte de falsa morte de Renato, Alice desmaia e, depois, descobre que está grávida do médico - com quem perdeu a virgindade.
Ainda assustada com a gravidez, a jovem se aproxima de Vitor e recebe dele um pedido de casamento. Ela concorda em subir ao altar em uma celebração discreta e às pressas para evitar que a gestação seja notada. "Nada de sermão comprido, padre. Seja rápido", pede o filho de Cora (Susana Vieira) ao religioso. Durante a cerimônia, a filha de Arnaldo passa mal e tem um grave sangramento, que faz com que a lua de mel do casal seja adiada.
Refugiado no Chile após sair do Brasil, Renato conhece Rimena (Maria Casadevall), filha do médico que o acolheu no país vizinho. Os dois vão juntos a uma festa típica e dividem doses de pisco, uma bebida local. "Sabe o que eu tenho mais medo? De esquecer o rosto dela. De não lembrar tanto, não saber como é mais. A boca, os olhos, a cor do cabelo", conta o irmão de Gustavo (Gabriel Leone), já alcoolizado), completando: "Mas tenho medo de não voltar mais, nunca mais ver ninguém, minha casa. Tenho medo, Rimena. De voltar e não ter mais... de não ser mais eu". Rimena o acaricia e dá um beijo. Quando fica lúcido novamente, ele se arrepende da situação: "Não era para ter acontecido. Não tem nada a ver, nada".
Após o acordo firmado entre Vera (Cássia Kis) e Arnaldo (Antonio Calloni), Gustavo (Gabriel Leone) é libertado e chega a vila desorientado. "Meu filho, o que fizeram com você?", exclama a mãe. "Me soltaram no meio do nada...", tenta falar o estudante. "Importante é que você está livre, meu filho, graças a Deus", responde a dona da livraria Egalité.
(Por Marilise Gomes)