Cristiano Oliveira, de 37 anos, foi eliminado do"MasterChef Brasil" após errar o preparo do bife Wellington, prato tradicional da cultura inglesa, nesta terça-feira (1). O baiano participou da competição de eliminação depois de não ter ido tão bem na prova do Arturito, restaurante de Paola Carosella, em queIzabel Alvares, uma das finalistas da atração ao lado de Raul Lemos, conseguiu agradar o paladar dos chefs convidados Fábio Honda, Luca Gozzani e Roland Villard.
A prova de eliminação trouxe muitas emoções aos concorrentes que precisaram recriar um prato inglês com perfeição em todas as suas estruturas (carne selada, purê e massa folheada). Desafio maior para Raul, que entrou no reality show graças à sua versão da comida, o bife Wellington. "Mais nervoso ainda. Os jurados vão avaliar o verdadeiro bife Wellington, não o meu golpe", disse o publicitário aos risos.
Tensão também para Jiang Pu, que ao colocar seu prato no forno teve uma surpresa desagradável ao vê-lo cair de dentro do forno. Cristiano até tentou ajudá-la, mas em meio ao desespero, a chinesa ouviu o conselho de Izabel e cortou a carne, fazendo assim, uma versão menor da receita usando o resto de uma massa.
'Foi muito bonita a trajetória de vocês', disse Fogaça sobre competidores
Ao final da prova, Raul se salvou e Jiang e Cristiano ficaram entre os piores. Henrique Fogaça, que recentemente assumiu ter demorado a se ver como um chef, se pronunciou sobre a trajetória da dupla. "Você amadureceram bastante. Jiang, tímida, mas sempre trabalha. Trabalha quietinha e sempre conseguiu apresentar um grande trabalho. Cristiano, também quieto, mas intenso. Foi muito bonita a trajetória de vocês", afirmou. E reiterou: "Cristiano, você pôs muita mostarda no filé. Pareceu um filé à mostarda. Sua massa estava branca, macia e não crocante. A mostarda ultrapassou todos os sabores, até o sabor da carne".
O agente de trânsito já estava emocionado antes mesmo da decisão final, dada pelo jurado que terá um reality show sobre sua vida. "Muitas vezes a gente só amadurece perdendo. Eu, na minha vida, precisei apresender bastante para poder conquistar e criar identidade. Então, a dor faz parte do crescimento. Com essa dor no coração eu vou anunciar quem vai embora hoje. Cristiano, a sua jornada no 'MasterChef' foi bonita. Não fica triste. Você é um guerreiro. Você é um bom cozinheiro. Não desista", disse Fogaça, assumidamente um "coração mole", como ele se define.
"Você não faz ideia de como sua vida vai mudar a partir de agora, tem que chorar de felicidade. Você pode não ter ganhado R$ 150 mil, mas ganhou uma vida nova, você não sabe até onde você vai, então você sai daqui com a cabeça alta, porque quando entrou eu falei: 'Você é guerreiro'. Então sai daqui com a cabeça alta. Parabéns. Você é um grande cozinheiro", declarou Paola Carosella na despedida do rapaz.
'Não guardo rancor de ninguém', afirma Cristiano ao ser eliminado
Após entregar seu avental preto, o baiano conversou com Ana Paula Padrão e falou sobre sua participação no programa. "No ano passado eu estava em casa assistindo e nunca imaginei que ia estar aqui", disse emocionado. A apresentadora ainda questionou o baiano sobre a suposta implicância que sente por um dos concorrentes. " A Izabel estava me falando 'o único que cozinha aqui como eu, que cozinha com a alma, com alegria e com talento é o Cristiano'", instigou.
Rindo, o rapaz disparou: "É que é gordo, né? Gordo gosta de comer". E elogiou a produtora de eventos. "Ela está fazendo o papel dela bem feito, cozinhou bem. Não levo rancor de ninguém. Eu sou nervoso. Sou gente boa, mas sou cismado. É cisma mesmo", admitiu. Ele também declarou sua torcida e o quanto está contente por ter feito parte da atração. "Eu vim em busca do meu sonho. E vou atrás dele se Deus quiser. Foi bom, foi massa. Estou triste porque estou saindo, mas feliz porque saí de Porto Seguro e fiquei aqui no meio de tanta gente boa. A Jiang estando aí está bom. Sou Jiang fiel", contou.
Ex-participante deseja rever a filha após 3 anos
A namorada do executivo do Spotify também falou sobre a filha do ex-participante que ele não vê há 3 anos. "Até nisso o programa me ajudou. Já falei com ela por Whatsapp. Vou marcar um passeio. A mãe dela nem falou que eu tava no programa. Só ligou a TV. Ela me disse que quando me viu ficou falando: 'Papai, papai! olha o papai'. Posso não estar na final, mas ganhei outra coisa muito boa: estar com a minha filha de novo", disse Cristiano.
Em seguida, ele falou sobre seus planos para o futuro e afirmou que deseja ter seu próprio negócio: "Agora, quando eu voltar para Porto, vou terminar os estudos e abrir alguma coisa. Tenho que abrir alguma coisa, nem que seja um carro de mão e um pastel".
(Por Ana Carolina Brito)