Mais de dois meses após sofrer um acidente de avião, Luciano Huck salvou a vida da família de Rosamaria Murtinho e Mauro Mendonça. Os atores estavam no iate Phantom, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, acompanhados dos filhos Mauro Mendonça Filho e Rodrigo, das netas Sophia e Januária, da enteada de Mendonça Filho e das babás quando a embarcação começou a pegar fogo. Eles estavam comemorando os 50 anos de Mauro Mendonça Filho, no último dia 8, relata o colunista Leo Dias, do jornal "O Dia".
A família se dirigia ao restaurante Recanto das Sereias quando o iate apresentou uma pane elétrica. O extintor de incêndio foi acionado, mas falhou. Os passageiros resolveram pular no mar para fugir do fogo. Foi nesse momento que o filho mais velho do apresentador e de Angélica, Joaquim, que comemorou 10 anos em março passado, ouviu os gritos de socorro, quando pescava com o pai.
"A babá da minha neta Januária foi quem sentiu o cheiro de queimado na parte de baixo do barco, onde ficam o quarto e o banheiro. Quando meus filhos Rodrigo e Maurinho foram verificar, perceberam o início do incêndio. Eles pegaram o extintor de incêndio para tentar conter as chamas, mas ele falhou, apesar de estar na data de validade", lembrou Rosamaria.
'A gente encontrou o São Luciano Huck', relata atriz
Em conversa com a publicação, a artista que já havia rompido os ligamentos do tornozelo, na mesma cidade, no começo do ano, contou os momentos de desespero que a família passou. "Tinha colete no barco, mas a gente não pegou. Quando vimos o fogo se alastrando, pulamos no mar e ficamos flutuando com a ajuda daquele macarrão, sabe? O último que deixou o barco foi meu filho Rodrigo, que é arrais (condutor). Lembro que o Mauro ainda queria tirar o casaco antes de pular na água, mas Rodrigo disse que não ia dar tempo", disse a atriz.
A atriz relatou também como o apresentador que fraturou uma vértebra no acidente de avião chegou até eles. "Já estava anoitecendo e começamos a gritar, pedindo ajuda. O Joaquim estava na proa do iate da família dele pescando com um segurança e escutou os nossos gritos. Ele disse para o Luciano: 'Papai, tem um pessoal pedindo socorro. Eu acho que é sério'. A embarcação então piscou o farol três vezes, indicando que havia nos visto. Luciano veio de bote e, quando chegou perto, meu filho gritou: 'Luciano, sou eu, Mauro!'. Ele pulou na água na hora e veio nos salvar. A gente encontrou o São Luciano Huck", explicou a artista adepta da vaidade.
'Deixem os velhos para o final', disse Rosamaria
Assim que o apresentador do "Caldeirão do Huck" foi ao encontro da família, uma nova preocupação tomou conta dos atores. "A preocupação era salvar as crianças e a babá, que não sabe nadar. Falei para deixar Mauro e eu por último. Mauro foi nadador, e eu aprendi a nadar no mar porque morava na Avenida Atlântica e estava sempre na praia. Falei: 'Deixem os velhos pro final porque a gente sabe se virar'", disse Rosamaria.
Quando questionada se a família teve sorte ao escapar com vida da explosão, a atriz atribuiu o fato à questão divina. "Foi uma coisa de Deus porque o Rodrigo resolveu passar pela costa e não pelo meio da Baía. Se ele tivesse ido pelo meio da Baía, não encontraríamos o Luciano ancorado ali. Se Joaquim também tivesse pescando em outra parte do barco que não a proa, ele também não teria nos ouvido", opinou, lembrando que não se desesperou na hora do incêndio.
"Eu estava calma. A ficha só caiu no dia seguinte, quando já estava em casa. Aí, eu fiquei nervosa e comecei a tremer", afirmou a atriz lembrando que após o resgate voltaram para casa, não muito distante do local da explosão. "A gente brinca que o Maurinho nasceu de novo no seu aniversário", finalizou.
(Por Guilherme Guidorizzi)