A busca de Toni (Thiago Lacerda) e Gaia (Ana Cecília Costa) pelo filho que desapareceu quando eles foram presos ainda não levou a nenhuma pista do garoto em "Joia Rara". Porém, Iolanda (Carolina Dieckmann) está ajudando Laura (Claudia Ohana) a investigar a origem de Tavinho (Xande Valois) e vai acabar descobrindo que o garoto adotado pela amiga é Giuseppe e foi entregue ao um orfanato por Ernest (José de Abreu). As cenas vão ao ar a partir do capítulo de quarta-feira (1º).
Através de Lindinha (Cacau Protásio), Iolanda e Laura chegam até o orfanato de onde Tavinho foi tirado por Valter (Leopoldo Pacheco). Lá, Salete omite a verdade ao responder as perguntas que elas fazem, mas as duas conseguem descobrir que foi Ernest quem deixou a criança na instituição e uma funcionária revela que o menino é filho de presos políticos.
Iolanda então diz a Mundo (Domingos Montagner) que desconfia que Tavinho seja o filho de Gaia e Toni. E a confirmação vem quando a mesma funcionária do orfanato do orfanato pega escondida uma pasta de documentos do garoto e entrega à loira. Depois de examinar a papelada junto com Amélia (Bianca Bin), Mundo e Iolanda constatam que Tavinho é mesmo o filho de Gaia e Toni e vão correndo contar a novidade para o ex-casal.
Porém, Valter conta para a mulher toda a verdade sobre a adoção do filho e Laura decide fugir com Tavinho. Depois de fazer as malas às pressas, ela sai de casa com o garoto e Artur (Ícaro Silva) a ajuda na fuga.