Uma fuga da polícia vai transformar três operários em artistas em "Joia Rara". Depois de ser acusado de atirar em Ernest (José de Abreu), Mundo (Domingos Montagner) foge com Toni (Thiago Lacerda) e Gaia (Ana Cecília Costa) para o cortiço, mas os policiais seguem atrás e Amélia (Bianca Bin) os leva para o Cabaré Pacheco Leão , onde o trio se veste de palhaço para despistar os oficiais.
Arlindo (Marcos Caruso) e Miquelina (Rosi Campos) acolhem os fugivos e os escondem nos camarins. Mas o show de Lola (Letícia Spiller) está prestes a começar e a casa está lotada. Quando a polícia invade o cabaré procurando Mundo e seus "cúmplices comunistas", eles ficam acuados na coxia e percebem que não têm como escapar.
É justamente nesse momento que Miquelina tem a ideia de caracterizar Mundo, Gaia e Toni de com maquiagem e roupas de palhaço e colocá-los no palco ao som de uma trilha circense tocada por Arlindinho (Pedro Neschling). A apresentação que trio improvisa dá certo e se torna um sucesso, de tantas risadas e aplausos que vêm da plateia. No fim das contas, o truque dá certo: os oficiais desistem da busca e vão embora, sem desconfiar de nada.