A vida de Amélia (Bianca Bin) está prestes a sofrer uma triste reviravolta em "Joia Rara". Após prometer a Franz (Bruno Gagliasso) que nunca vai se envolver com o partido comunista, a mocinha é presa junto com o irmão, por causa de mais uma armação de Ernest (José de Abreu) e Manfred (Carmo Dalla Vecchia ). As cenas vão ao ar a partir desta sexta-feira (27) na novela das seis da Globo.
Tudo começa quando o dono da Fundição Hauser aumenta a carga de trabalho e diminui o salário dos operários. Revoltados, eles ameaçam entrar em greve, liderados por Mundo (Domingos Montagner), que discute com Ernest. Espertos, Manfred e Sílvia (Nathalia Dill) se aproveitam da confusão e contratam Benito (Anthero Montenegro) para atirar no empresário. Com isso, o líder da causa operária se torna o principal suspeito de ter atentado contra vida do patrão.
Mundo então resolve fugir com os colegas e se esconde com Toni (Thiago Lacerda) e Gaia (Ana Cecília Costa) no cabaré Pacheco Leão, mas Apolônio (Luiz Gustavo) é levado pela polícia. E Ernest garante a Franz que foi seu cunhado quem atirou nele. Amélia acaba envolvida quando Gaia entra em trabalho de parto e a jovem vai ajudar. Porém, Manfred descobre o esconderijo dos operários através de Lola (Leticia Spiller) e manda os oficiais atrás deles, provocando a prisão de Mundo e Amélia.
A mãe de Pérola jura que é inocente ao receber a visita do marido na cadeia, e ele promete fazer de tudo para tirá-la de lá. Só que Ernest consegue forjar documentos comprovando a filiação de Amélia ao partido comunista. Quando Franz vê esses papéis, de nada adianta Amélia garantir são falsas provas, pois ele não acredita e vai com à delegacia buscar a filha.