A coragem de Iolanda (Carolina Dieckmann ) de abandonar Ernest (José de Abreu) para ficar com Mundo (Domingos Montagner) terá um alto preço a ser pago com a sua liberdade, em "Joia Rara". No capítulo desta quarta-feira (4), a ex-secretária se encontra com o amante num quarto de hotel e logo percebe que eles caíram em uma armadilha. Ernest aparece para dar o flagrante de adultério, junto com seu advogado e a Polícia, que leva o casal para a cadeia.
Mancomunado com Dália (Tania Khalill ), Ernest consegue armar o encontro de sua mulher com Mundo e chega no hotel botando banca: "Aí, está, delegado! Minha esposa e o amante!". Mundo se altera e parte para cima do vilão, acusando-o de ter preparado a armadilha, mas é contido pelo delegado, que avisa: "Calma, Raimundo! Abaixa a crista! Isso é um flagrante de adultério! Você e a moça estão presos!".
Mas traição é crime? Hoje em dia não mais, porém, de acordo com o artigo 240 do Código Penal de 1940, o adultério era considerado crime sim, com pena de 15 dias a seis meses de reclusão. A lei deixava claro o machismo da sociedade daquela época ao usar a expressão "mulher honesta" e condenar apenas a traição cometida pela mulher. Já os homens casados podiam ter quantas amantes quisessem sem quem nada lhes acontecesse. Este pode até parecer um conceito arcaico, mas o adultério só deixou de ser crime em 2005, quando foi revogado pela lei nº 11.106.
Fique por dentro das novidades da novela das seis no nosso resumo da semana!