Mundo (Domingos Montagner) e Iolanda (Carolina Dieckmann) ainda estão longe de ter o seu "felizes para sempre" em "Joia Rara". No capítulo que vai ao ar em 4 de dezembro, o casal será preso por adultério, que na época em que se passa a trama era considerado crime. Tudo por uma armação de Dália (Tania Khalill) aliada a Ernest (José de Abreu) para mandar a rival para a cadeia.
Depois de ter interrompido Mundo e Iolanda pouco antes deles se beijarem, Dália decide evitar que os dois fiquem juntos a qualquer preço e procura Ernest para propor que armem um flagrante do deputado com a ex-secretária, fazendo assim com que a a moça seja presa. Mas o que a corista não sabe é que a loira não irá sozinha para a prisão.
Interessado em se vingar, Ernest aceita a aliança e logo telefona para Dália para combinarem os detalhes de como será o flagrante. O plano da ruiva é simples: ela manda um bilhete para Iolanda e outro para Mundo, em nome de um e de outro, marcando um encontro secreto; já o vilão se encarrega de denunciar o casal à polícia e então o inevitável acontece. Iolanda e Mundo são presos por adultério.