Se o objetivo de Maurílio (Carmo Dalla Vecchia) e seu comparsa misterioso é enlouquecer José Alfredo (Alexandre Nero) na novela "Império", a dupla quase consegue esse intento nos próximos capítulos. Após escapar de um atentado durante o desfile da Unidos de Santa Teresa, quando Cora (Marjorie Estiano) leva um tiro em seu lugar, o Comendador tem um momento de fraqueza e exterioriza sua paranoia diante de Josué (Roberto Birindelli). As cenas estão previstas para irem ao ar a partir de 19 de fevereiro.
De acordo com uma publicação do colunista Daniel Castro, depois do atentado o Comendador comenta com seu homem de confiança: "Eles querem me matar ou me enlouquecer, me deixar perdido, sem saber como agir, com medo de sair na rua, com medo de tudo, com medo até da própria sombra, eles estão por toda parte, é o horror". Josué ficará surpreso ao ver o patrão tão assustado.
Zé acusa Silviano de ser o mandante do atentado e suspeita de conspiração
Desesperado, o Comendador acusa o primeiro marido de Maria Marta (Lilia Cabral) de atentar contra sua vida: "Tenho certeza que é o Silviano, ele mandou um matador de aluguel para a avenida, queria um show completo, para mostrar poder, fazer uma ópera como as que ele deve ouvir quando tá no seu muquifo asqueroso". Espantado, Josué argumenta: "Mas o senhor não achava que era o Maurílio que tentou matá-lo?".
E o homem de preto rebate: "Sim, até liguei, usei a Marta para isso, acusei ele de estar fantasiado de Morte, foi ele quem atirou. Mas Maurílio não é a peça chave dessa história, é apenas o executor, um reles pau mandado de alguém muito pior: meu verdadeiro inimigo. Maurílio é só para despistar, mas por trás dele tem o Silviano! Tenho certeza. Aquele velho é maquiavélico, vingativo. Sempre reparei naquele olhar, aquela fala mansa, aquela pompa toda".
Na sequência o Comendador é tomado pelo pavor e afirma que todos os atentados que sofreu são uma conspiração de "uma grande organização do mal", deixando o motorista ainda mais espantado. Contudo, o surto logo passa e o homem de preto se recompõe. "Não posso ficar deste jeito. Sou o comendador José Alfredo Medeiros, cabra macho nordestino, casca grossa cultivada no sol do sertão e não vou me abalar! Isso tudo veio para me fortalecer, pois seja quem for essa pessoa que quer me destruir, e que chegou a se vestir de Morte no sambódromo para me tirar a vida, vou acabar com ele antes! (...)", ele promete.
Após ser baleada, Cora consegue sua noite de amor com o Comendador
Depois de chantagear o pai de Cristina (Leandra Leal) por duas vezes, na tentativa de conseguir uma noite de amor com ele, Cora vai finalmente perder a virgindade com José Alfredo, como sempre sonhou. A megera consegue comover o Comendador quando se coloca na linha do tiro que era para ele, e fica entre a vida e a morte.
Na hora em que é baleada, a vilã pede um beijo ao amado e, já no hosítal, ela recebe uma visita de Zé, que resolve realizar o desejo da virgem. Nos braços do homem para o qual se guardou a vida inteira, Cora viverá uma linda noite de amor, com direito a gritos de prazer supremo, conforme escreveu o autor no roteiro da cena.