Depois de descobrir que Maria Marta (Lilia Cabral) foi casada com Silviano (Othon Bastos) no passado, José Alfredo (Alexandre Nero) vai acusar a mulher e mãe de três de seus quatro herdeiros, de traição na novela "Império". Temendo que um deles não seja seu filho legítimo, ele exigirá um teste de DNA, mas os exames confirmarão que ele é mesmo pai de José Pedro (Caio Blat), Maria Clara (Andreia Horta) e João Lucas (Daniel Rocha). As informações são da coluna "Telinha", do jornal "Extra".
Segundo Aguinaldo Silva, autor da trama, no passado Marta já fez um exame para confirmar que o segundo marido é pai de José Pedro; porém ela apela para a comparação dos tipos sanguíneos para provar o que diz. A madame mostra o cartão de vacinação do filho mais velho e afirma que ele só pode ser filho de Zé, mas o Comendador não entende a argumentação. Impaciente, a matriarca explica:
"Óbvio que não está entendendo! Se tivesse estudado o mínimo na vida, biologia, principalmente, ia saber que você, com seu sangue AB e eu, Marta, com o sangue A só poderíamos ter filhos com sangue dos tipos A, B ou AB. Maria Clara e Lucas são B e José Pedro é AB". Na sequência, Marta declara que vai mostrar ao Comendador que é a "piranha", com seus cinco dedos em sua cara e parte para agressão, enquanto o homem de preto tenta se defender.
Maria Marta comemora resultado de exame
Marta chega no ponto principal da desconfiança de Zé Alfredo, a relação dele com José Pedro. "Ele me virou as costas!", reclamará o Comendador. "Então vou acabar com sua dúvida. Vou buscar a prova de que José Pedro, assim como os outros, é teu filho", diz sobre o filho que rompeu com o pai após ser humilhado por ele.
Ela ainda insiste com o marido de que não há necessidade de exames, dando a impressão de que realmente o traiu. "Vim pra falar muito sério e te pedir pela última vez: desiste dessa ideia absurda de coletar o sangue dos nossos filhos! Já mostrei o resultado dos exames que fizeram lá na maternidade quando eles nasceram....", pede Marta logo depois de o Comendador chegar do enterro de Cora (Marjorie Estiano). Mas o magnata está irredutível, e ainda ofende a mulher: "Quem me garante que não mandou forjar pelo menos um deles?".
Os técnicos chegam à Império para fazer o exame de DNA. Convencido por João Lucas, José Pedro vai até a sala do pai. Silviano - que já havia comemorado a possibilidade de ser pai do primogênito de Marta - chega e o técnico começa a colher o sangue de todos. O resultado sai e o técnico lê em voz alta: "O senhor Silviano tem o sangue tipo O. Senhor José Alfredo tem o sangue AB. Dona Marta, o sangue A. João Lucas e Clara têm o sangue B. Quanto a José Pedro, o sangue é AB...". "Igual ao pai, que, portanto, é o Zé Alfredo. Ou seja, não tem como nenhum deles ser filho de Silviano!", diz Marta triunfante.