O segredo de Nair (Ana Carbatti) será revelado nos próximos capítulos da novela "Haja Coração". Em cenas que irão ao ar nesta terça-feira (2) Adônis (José Loreto) descobre pela vizinha que a professora o rejeitou quando bebê, entregou-o para adoção e depois se arrependeu. O rapaz, que já humilhou Shirlei (Sabrina Petraglia), fica revoltado com a mãe, apesar de estar também mentindo para ela há tempos.
A verdade sobre o passado de Nair começou a vir à tona desde que um casal se mudou para a vizinhança, na história exibida pela primeira vez em 2016. Nilton, que já morou perto de Maurício e Neusa, os pais de Apolo (Malvino Salvador) e Larissa (Marcella Valente), reconheceu a professora e comenta Adônis que se lembra dela de um encontro numa delegacia. Intrigado com as evasivas da matriarca, o rapaz joga verde com a nova vizinha.
"Dona Gabriela, tudo bem? Então, que coincidência isso do seu marido conhecer minha mãe. Ele já me contou da treta da delegacia", ele diz, e ela então deixa escapar o segredo: "Deve ter sido duro para a sua mãe, né? Dar um filho para adoção e depois se arrepender. Só na delegacia que ela entendeu que não podia recuperar o filho, que já tinha sido adotado por aquele casal que morava na Saúde".
Chocado, Adônis confronta Nair diante dos irmãos: "Ela disse que você teve um bebê que não quis, deu para a adoção. Mas depois fez um escândalo com o casal que adotou. E eles chamaram a polícia!". Sem saída, ela explica que engravidou de um alemão, no carnaval, e além de nunca mais tê-lo visto, teve depressão pós-parto, o que a levou a dar o filho para adoção, mas se arrependeu.
"Depois de um tempo eu voltei para a faculdade. Estava péssima, abatida. Foi aí que uma professora psicóloga percebeu meu estado. Ela me ajudou a entender o que tinha acontecido comigo. Me tratei e aí comecei a amar aquele bebê. Quer dizer, eu sempre amei, mas não conseguia ver isso. Quando fui atrás do bebê no abrigo, ele já tinha sido adotado. Fiquei sem chão. Me sentia culpada. Que tipo de pessoa rejeita o próprio filho?", se justifica a professora.
Adônis questiona qual dos três irmãos era a criança rejeitada, mas a mãe continua contando a história: "Descobri quem tinha adotado, fui ao endereço. Só queria ver meu bebê. Olhar para a ele, dar um beijo, nem que fosse pela última vez, mas não me deixaram. Claro, quando o bebê vai para adoção, a mãe biológica perde o direito", lamenta. "Um dia fiquei sabendo do acidente: que os dois filhos que o casal já tinha e mais o meu bebê ficaram órfãos. Corri na hora para o abrigo. E quando vi vocês tão unidos, o Apolo protegendo os irmãos menores... Percebi que precisava adotar os três. Que tinha a chance de reparar meu erro protegendo os dois que perderam os pais biológicos", ela completa.
Comovidos, Apolo e Larissa confortam a mãe adotiva, Mas Adônis se revolta, e esbraveja: "Sou eu, né? Pode dizer! Eu sou o filho que você rejeitou! Claro! Por isso eu sempre senti, aqui dentro, que tinha alguma coisa errada entre a gente. Que era difícil para mim te chamar de mãe. Você não quis ser a minha mãe. Me jogou fora". Com isso, a proximidade que Nair tinha conquistado com o filho quando o incentivou a se declarar para Shirlei vai por água abaixo, e ele volta a rejeitá-la.
Após "Haja Coração", a Globo reprisa "Salve-se Quem Puder" desde o começo e, na sequência, exibe os 53 capítulos finais com a entrada de novos personagens.
(Texto atualizado por Guilherme Guidorizzi)