Como "Em Família" é a última novela de Manoel Carlos e parece que o autor resolveu compilar alguns elementos das sagas de suas outras Helenas. Desde a trilha sonora, que reúne sucessos que tocaram em "Laços de Família" e outras tramas dele, até situações e cenas. No capítulo desta quarta-feira (28), Shirley (Vivianne Pasmanter) planeja usar a mesma estratégia para ficar com Laerte (Gabriel Braga Nunes) usada por Laura (vilã interpretada pela mesma atriz) com Marcelo (Fábio Assunção) em "Por Amor".
Esta é a segunda referência clara a uma cena do folhetim que teve Regina Duarte como Helena e sua filha, Gabriela Duarte, no papel de Maria Eduarda - que sofreu rejeição do público assim como acontece com Luiza (Bruna Marquezine) atualmente. Coincidência ou não, Vivianne Pasmanter, vilã nas duas obras, foi jogada na piscina com cadeira de rodas e tudo, numa célebre cena de "Por Amor", e recentemente Shirley também foi empurrada para cair numa piscina, por Luiza.
Agora, a milionária está inconformada com o namoro do pai de seu Leto (Ronny Kriwat) com a filha da rival da adolescência e decide que vai passar uma noite com o flautista, custe o que custar. E ela pretende fazer isso usando o mesmo truque de Laura: dopando-o. "Já ouviu falar em 'Boa noite, Cinderela'?", ela pergunta a Rafaela (Aline Fanju), risonha, e explica que vai colocar na bebida apenas a quantidade exata para que ele fique "só dopadinho".
Na trama de 1997, Laura dá tranquilizante a Marcelo, seu ex-namorado por quem nutre verdadeira obcessão para armar um flagra, na tentativa de acabar com o relacionamento dele e Maria Eduarda. Depois, a vilã ainda consegue levá-lo para a cama consciente e engravida, o que se torna a arma com a qual atormenta a rival pelo resto da novela.
(Por Samyta Nunes)