Já se passaram mais de 20 anos desde que Laerte (Gabriel Braga Nunes) enterrou Virgílio (Humberto Martins) vivo após uma briga em que pensou tê-lo matado, na segunda fase da novela "Em Família". E mesmo parecendo mais centrado e bem diferente do rapazinho impulsivo de antes, o flautista vai dar provas de que continua sendo ciumento e descontrolado. No capítulo que vai ao ar em 25 de junho, ele arma um acidente para André (Bruno Gissoni), por ciúmes de Luiza (Bruna Marquezine).
Quando Luiza assumiu sua paixão por Laerte, sua mãe e toda a família alertaram-na para o risco que está correndo, dado o temperamento explosivo do primo. Depois que ficaram noivos, ele começou a demonstrar que ainda sente o ciúme patológico que causou a tragédia no dia de seu casamento (não realizado) com Helena (Julia Lemmertz), no passado, e agora voltará a aprontar.
Tudo começa quando Luiza pede que o noivo que vá com ela à uma festa da faculdade, mas ele se recusa. A jovem insiste e acaba convencendo-o, mas Laerte vai de má vontade e fica furioso ao vê-la dançando com o ex-namorado durante o evento. Explosivo, o músico vai tirar satisfações com o rival e faz um escândalo, como já é de seu costume em situações parecidas.
Tomado pelo ciúme, Laerte então provoca uma situação perigosa para André, que sofre um acidente. Além disso, o pai de Leto (Ronny Kriwat) ainda abandona o local sem prestar socorro ao rapaz. Quando fica sabendo do acontecido, Luiza se dá conta de que que o flautista tem algum envolvimento no acidente de seu ex-namorado e o confronta.Da mesma forma que fez com Helena há tantos anos, Laerte pede perdão de joelhos para Luiza, que fica ainda mais assustada com o comportamento dele. Entretanto, mesmo depois de tudo isso e se sentindo ressabiada em relação ao noivo, a moça dá prosseguimento aos preparativos para o casamento, que então já terá data marcada e será celebrado numa igreja.
(Por Samyta Nunes)