Conforme Rosa (Tania Toko) avisou a Luiza (Bruna Marquezine) recentemente na novela "Em Família", Laerte (Gabriel Braga Nunes) não mudou completamente de temperamento. Uma prova disso vai acontecer nos próximos capítulos da trama, quando o flautista perde o controle e tem um ataque de ciúme, do tipo dos que ele costumava ter quando era namorado de Helena (Julia Lemmertz), nas duas primeiras fases da novela das nove da Globo.
De acordo com a colunista do jornal "O Globo", Patrícia Kogut, tudo começa quando Laerte leva Luiza de carro à faculdade e fica observando-a até vê-la entrar. O problema é que André (Bruno Gissoni) se aproxima para falar com a ex, o que tira o flautista do sério. Depois, quando a reencontra no Galpão, ele explode: "Não quero esse rapaz atrás de você o tempo todo!". "Mas ele é meu colega de faculdade!", rebate a jovem.
"Ele é principalmente seu ex-namorado! Deveria ficar longe dele!", ele esbrajveja, claramante alterado. Irritada, Luiza afirma que não vai se desfazer da amizade de André só porque o namoro dos dois acabou. "Tem que ser! É ex-tudo! Namorado, colega, amigo, seja lá o que for!", insiste Laerte. E a universitária argumenta: "Esse ciúme é totalmente descabido!".
Fora de si, o músico se justifica: "Todo ciúme é descabido! Muitas vezes infundado!". "Você está gritando!", reclama a moça. É aí que Laerte cai em si e se dá conta da mostra que está dando do ciúme patológico que tinha na juventude. Ele se desculpa e tenta novamente se justificar, alegando que teve essa reação porque a noiva o deixa louco e que André não tem limites.
Assustada, Luiza pede que a cena não se repita e vai embora. Porém o namorado a procura mais tarde, com flores em sinal de seu pedido de perdão. Ela aceita as desculpas, com uma condição: "Acho que precisamos deixar algumas coisa muito claras entre nós dois. Pensei muito em tudo o que aconteceu. Fiquei assustada. Você se comportou como se fosse dono, proprietário dos meus sentimentos e da minha vida. Nunca mais, tá?".