A história de Juliana (Vanessa Gerbelli) na novela "Em Família" ficará mais enrolada quando ela descobrir que Nando (Leonardo Medeiros) é o verdadeiro pai de Bia (Bruna Farias). O assunto virá à tona quando Guiomar (Jessika Alves) contar à patroa que o ex-marido dela deu dinheiro à Gorete (Carol Macedo) para que a falecida empregada comprasse uma casa. Juliana, então, obrigada a funcionária a contar o que realmente aconteceu.
"Desculpe, dona Juliana, nada disso devia ter acontecido, o que eu sei não posso provar, são coisas que a Gorete me contou e me fez jurar que eu não ia contar pra ninguém", diz Guiomar. A Gorete morreu. Temos que pensar em quem está vivo. Eu estou, o Nando e o Jairo também. Isso é o que conta. Os vivos! Senta aí e conta. É a mim que você deve lealdade, que sou sua patroa, que te pago o salário, que trato você como uma pessoa da família", afirma Juliana.
" Ela me disse que não tinha sido o banco, mas o doutor Fernando. Bem, ela disse que era. E também disse que ele tinha dado em dinheiro – um pacote de dinheiro – porque cheque era perigoso. Ficava a prova e ele não queria que ninguém soubesse", conta Gorete, nervosa. Ela até tenta parar de falar sobre o assunto, já que prometeu a Gorete que morreria sem falar sobre isso. "Eu juro que essa história, seja lá como for, morre aqui. Não conto pra ninguém", pede Juliana.
"Ela me falou que tinha dormido com o doutor Fernando", conta Guiomar. A irmã de Chica (Natália do Vale) não acredita no que ouve, repetindo a frase. "Ela contou isso pra você? Dormia sempre com ela, tinha caso com ela, ou foi assim... aconteceu uma vez e nunca mais...", diz Juliana. "Dormiu várias vezes... Uma vez que a senhora ficou em Goiânia uma semana inteira, ela dormiu todas as noites com ele...", conta a empregada.
"Caramba. Eu nunca percebi nada. Só achava que ele tratava ela com muito cuidado, protegendo demais. Aumentando o salário dela sem ela pedir, dizendo que não gostava de explorar ninguém. Me lembro que um dia brinquei, falei que parecia até que ele tava interessado nela, e ele ficou escandalizado e me falou: 'Pelo amor de Deus, Ju, trato essa menina como se fosse minha filha'. E até podia ser pela diferença de idade", lembrou ela das palavras do ex-marido.
Guiomar suplica que ela pare com as perguntas, mas Juliana se irrita com o choro da moça: "Ah, tenha dó, Para com essa choradeira. Eles deviam dar bandeira, pouco se importando pelas consequências. Eu é que era uma anta cega e não percebia. É sempre assim. Conheço vários casos de homens que pegam a empregada enquanto a mulher está dormindo. Nem precisa estar fora de casa". Guiomar, então, para de chorar e resolve contar tudo que sabe para a patroa.
"Ela me contou... um dia antes de ser atropelada... que não tinha certeza se a Bia era filha do Jairo ou do doutor Fernando", diz Guiomar. Ao ouvir isso, Juliana fica boquiaberta. "Jura que está me contando a verdade?", afirma ela. A empregada conta que foi isso que a amiga contou a ela: "Ela que me disse. Porque ficou grávida na época que tava de caso com o doutor. E sabe como é... às vezes acontecia dela ficar com os dois no mesmo dia. Quando engravidou, não tinha como saber".
"O Nando pai da Bia?", diz Juliana, aérea. "Não, dona Juliana, a Gorete não tinha certeza. Um dia tomou umas cervejas a mais, brigou com o Jairo (Marcelo Mello Jr) – eles brigavam muito, se pegavam – assim que nem com a senhora – e me falou que tinha tanto ódio dele nessas horas, que tinha vontade de jogar na cara dele que ele não era pai da Bia!", conta a empregada, que deixa Juliana literalmente boquiaberta.
Nervosa, ela se serve de duas doses de uísque puro e a empregada se preocupa, já que ela está grávida de Jairo. "Não faz nada, dona Juliana, antes de saber se isso tudo não era invenção da Gorete. Ela sonhava muito, tinha mania de grandeza, chegou a sonhar uma vez que o doutor Fernando se separava da senhora e casava com ela", diz. Para tentar acalmar a patroa, Guiomar afirma que Gorete pode ter mentido: "Tudo bem, vou saber a verdade, claro, mas olha... deve ser. Deve ser porque o que a Bia gosta do Nando, corre pra ele, pula pro colo, faz festa. E ele também por ela. E ele nunca foi de se aproximar muito, eu achava mesmo que ele não gostava de criança, mas com ela é um verdadeiro pai. É o instinto. É a natureza humana. Não sabem que são pai e filha, mas agem como se soubessem. É incrível".