O "BBB19" mostrou que pode ser um retrato do país e fazer muito mais do que entretenimento. Na noite de quinta-feira (17), Rízia e Gabriela contavam a outros participantes casos de racismo que sofreram. A participante mais velha da edição, Tereza, resolveu falar durante a conversa que as duas não tinham ideia de como "mulheres brancas de olho claro passam por racismo". Com a declaração polêmica, a artista plástica resolveu explicar: "Isso não é racismo. Racismo é um sistema de opressão. Existiria racismo inverso se existisse navios 'branqueiros', que escravizassem as pessoas brancas por mais de 300 anos". A explicação foi ainda complementada por Rízia, militante do movimento body positive e defensora da representatividade. "Você é branca, não vai acontecer como rola comigo, entrar em uma loja de rica e ser seguida por um segurança", disse a jornalista.
A psicanalista pediu desculpa pelo erro, mas continuou falando que o caso se tratava de racismo. Foi aí que a estudante de medicina Isabella comentou sobre os julgamentos que recebia por aparência. "Ai gente, tantas vezes que eu ouço as pessoas dizerem que eu não vou querer sair com fulano se ele não tiver um carrão, e já acham que a gente é interesseira", falou a sister. Gabriela, então, explicou: "Racismo é um sistema de opressão. Para nós negros sermos opressores, teríamos que estar no poder e não estamos. Entendeu?" Isabella concordou e continuou falando "racismo é mais...", sendo interrompida por Rízia e Gabriela: "Não é mais... É dos negros."
O racismo foi um tema bastante discutido essa semana pelos espectadores da casa, principalmente por conta do sono dos brothers. O ronco de Rodrigo e Gustavo agita a noite de alguns participantes da casa. Isabella é uma delas e acabou gerando polêmica ao sugerir uma reunião para que os participantes revezassem de quarto para não serem incomodados. O ponto levantado nas redes sociais e até dentro da casa é que a reclamação foi voltada apenas para o problema de Rodrigo. Isabella chegou a falar para Gustavo que amava dormir ao seu lado. Em conversa com Hana, Danrley manifestou seu incômodo com a situação: "Você reunir uma galera pra falar que vai ter que trocar de quarto porque tem gente que não consegue dormir, pra mim foi o maior constrangimento." E a youtuber carioca reforçou: "O problema é falarem isso e o Gustavo continuar lá. Ele ronca também." A irmã de Isabella se pronunciou sobre a confusão: "Isabella não é racista, não é preconceituosa." Em reposta às críticas, a família da sister postou um vídeo não com a intenção de justificar um erro, mas para mostrar que ela não é preconceituosa.