O "BBB18" estreia no dia 22 de janeiro de 2018, numa segunda-feira, e as etapas de seleção dos participantes segue com cronograma para o mês de dezembro. De acordo com informações do "Uol", o número de confinados ainda não foi definido. Até o momento, a produção do programa trabalha com a ideia de iniciar o reality show da Globo com 14 confinados na casa mais vigiada do país. As entrevistas finais, entretanto, ainda estão sendo realizadas na emissora. Ainda de acordo com o veículo, 30 candidatos estão disputando essa etapa de seleção, chamada de cadeira elétrica. Nela, os pré-selecionados devem exibir o seu diferencial e destacar as qualidades e defeitos para conseguir ingressar na casa. "Essa fase é que define o número exato de participantes. Quando aparecem vários perfis interessantes, a direção tende a aumentar o número previsto inicialmente de 'brothers'. Por enquanto são 14", contou uma produtora.
Ainda de acordo com a profissional envolvida no processo de seleção, apesar de o "Big Brother Brasil" estar caminhando para a 18ª edição, a equipe se pega caindo em armadilhas com relação aos selecionados. "Existem candidatos que antes de entrarem na casa conseguem não só passar como vender uma imagem totalmente diferente. Lá dentro, com a questão do grupo, da convivência e do confinamento, mostram outro perfil." Até o dia 20 de dezembro, a direção vai fazer uma nova peneira para atingir o número de 20 pré-selecionados. Na 17ª edição, que premiou a gaúcha Emilly, irmã gêmea de Mayla Araújo, 13 candidatos entraram na casa no primeiro dia. Na ocasião, as gêmeas Emilly e Mayla, e os gêmeos Antonio e Manoel disputaram entre si as duas últimas vagas.
Vice-campeão do programa "A Fazenda", onde gerou momentos polêmicos e alfinetou Boninho, Marcos Härter citou a ex-namorada de confinamento em algumas situações. Ao deixar a atração da Record, o ex-BBB fez uma crítica à relação que teve com Emilly Araújo no confinamento: "Éramos um inferno." Os dois se envolveram no programa e se tornaram o casal polêmico. Marcos foi expulso da casa pela direção após ser acusado pela gêmea de Mayla de agressão.