Lumena foi alvo de críticas no Jogo da Discórdia do "BBB21", na noite desta segunda-feira (01). A psicóloga recebeu plaquinhas de "hipócrita", "oportunista" e outra de "duas caras" de duas pessoas e desabou no choro, desabafando sobre sua jornada marcada por militâncias no reality show. O mesmo adjetivo foi dado de Caio para Carla Diaz e do Líder João para o atual rival Projota durante a dinâmica.
Carla Diaz começou seu discurso durante o jogo afirmando estar sendo atacada há semanas por Lumena. A atriz admitiu mágoa por ser sido chamada de "medíocre" pela baiana em outra brincadeira.
"No jogo da discórdia ela veio e me expôs para o Brasil, me diminuindo, com inverdadades. Também vou usar a plaquinha de fraca porque eu soube pela casa toda que ela não se sentiu confortável com as palavras que ela usou, mas não veio falar comigo", disse.
Em seguida, Lumena se defendeu. A sister admitiu arrependimento, mas apenas por ter usado a palavra "mediocridade".
"Eu apenas reagi a um sentimento que não foi uma, duas vezes, foram três. Você sempre fazendo o movimento do seu desejo como prioridade em sua em sua jornada com as pessoas. Infelizmente eu não vim aqui priorizar a sua jornada, eu vim me priorizar. Eu reagi, sim, a um sentimento de exposição. Eu não sou obrigada a ter que acolher personalidades as quais eu não concordo", disparou.
Na vez de Juliette, a paraibana escolheu a plaquinha "duas caras" e explicou o por quê:
"Eu vejo que ela muda conforme as pessoas. Para algumas pessoas ela é maravilhosa, acrescenta muito e eu respeito, mas para mim ela não foi essa pessoa. Só conseguiu ser essa pessoa no primeiro dia quando nossa conexão foi tranquila e me senti aberta a perguntar coisas que eu não sabia. Mas tive uma barreira muito forte de defesa, de reação, que respeito, mas que dói também em mim".
Lumena ficou desestabilizada com as plaquinhas recebidas pelas sisters e começou a chorar, desabafando sobre a trajetória de militância no programa.
"Eu não vim para o Big Brother para ensinar nada para ninguém. Esse lugar que me colocam sobre as bandeiras que fazem parte da minha jornada subjetiva não eram meu propósito aqui. E às vezes ser taxada e reduzida a esse grande peso, que é um fardo, sim, trazer essas bandeiras nas costas me desorganizou muitas vezes em minha jornada aqui. Me desestabilizou porque não é sobre isso, não vim aqui para falar sobre racismo somente, sobre candomblé, religião, eu vim para ser eu, e às vezes as pessoas me reduzem a ter que estar sempre respondendo a essas questões identitárias", disparou.
Pela madrugada, Lumena e Juliette conversaram no lado externo da casa. Chateada, a sister ficou ainda mais desapontada ao ver a preocupação de Fiuk com a paraibana.
"Estou triste. A gente acabou de viver mó debate aqui. Eu vou pro paredão amanhã e você se preocupa se eu coloquei o dedo na cara de Juliette? Ah! Estou triste porque quando você foi pro paredão eu fiquei te ouvindo, fiz mó corre, fortaleci você. Você estava mal, estava pra baixo, estava fumando não sei quantos cigarros", disse Lumena, quase chorando. Veja!
(Por Rahabe Barros)