Após morrer nos braços do noivo ainda na igreja em que acaba de se casar, Nicole (Marina Ruy Barbosa) aparece em espírito novamente no capítulo de segunda-feira (12), de "Amor à Vida". Em uma noite em que Thales (Ricardo Tozzi) está sozinho na suíte da falecida, ele a vê vestida de noiva, perto da porta. Depois de vê-la mais algumas vezes, o escritor vai procurar ajuda de um profundo conhecedor da doutrina espírita para entender o fenômeno.
Thales está um pouco sonolento quando tem a visão de Nicole, mas imediatamente chama seu nome e, sem resposta, pergunta: "Nicole... É você?". A aparição sai rapidamente e a porta se fecha em seguida. O escritor corre em sua direção e a chama novamente, mas quando abre a porta se depara com Leila (Fernanda Machado). A golpista estranha o comportamento do namorado e ele conta que o que viu.
"A Nicole estava parada na porta do quarto, me olhando, eu vi! Quando eu chamei... Nicole... Ela saiu pela porta", ele diz, na cena. A moça não acredita e argumenta: "Eu entrei na mesma hora por aquela porta! Você não pode ter visto a Nicole, Thales. Ela está morta!". O rapaz insiste, mas Leila não dá importância. "Você estava acordando, deve ter sonhado com a Nicole. Nem te culpo. O casamento, a morte dela, foi tudo forte demais, até eu fiquei abalada... Agora esquece isso e vai se arrumar, vamos sair para jantar", afirma. O viúvo declara que não tem vontade de jantar fora, mas acaba concordando. Quando está terminando de se arrumar para sair, Thales vê uma borboleta branca pousada em um móvel e sorri. Quando Leila entra no quarto, o inseto vai embora.
Essa mudança na trama aconteceu desde que Walcyr Carrasco decidiu não raspar o cabelo de Marina Ruy Barbosa e mudou o destino da personagem, que a princípio sobreviveria ao câncer. O autor aproveitou a alteração para abordar o espiritismo na novela, incluindo inclusive um personagem que é frequentador da Federação Espírita de São Paulo; e se inspirou na peça shakespeariana Macbeth para criar esse novo desfecho do triângulo amoroso.
(Por Samyta Nunes)