Com a morte de Nicole (Marina Ruy Barbosa), o espiritismo vai ganhar cada vez mais espaço em "Amor à Vida" e, para isso, Walcyr Carrasco cria um novo personagem, que entra na trama a partir do capítulo de 15 de agosto como sendo um profundo conhecedor da doutrina espírita e ajudará Thales (Ricardo Tozzi) a entender melhor as aparições da falecida. Segundo uma fonte do Purepeople, o autor avisou à TV Globo que o tema terá grande destaque dentro da novela e foi apoiado pela emissora.
Da mesma forma que buscou embasamento para o núcleo hospitalar, Walcyr agora recorreu à assessoria da Federação Espírita do Estado de São Paulo para ajudá-lo a abordar o assunto. Em reunião com os diretores o autor contou que foi buscar referências nos livros de Allan Kardec e também em testemunhos de frequentadores da Federação para escrever as cenas em que Nicole morre nos braços de Thales e, quando suas almas se tocam, o rapaz consegue vislumbrar a jovem num túnel de luz que a levaria para outra vida. Porém, ela se recusa a fazer a passagem e ficará em sua mansão, assombrando o noivo e sua amante, Leila (Fernanda Machado).
No capítulo do dia 15 de agosto, Thales conta o acontecido para a parceira. "Quando ela estava morta, na igreja, foi como... Como se a minha alma tocasse a dela (...) Foi como se eu visse... Através dos olhos dela, dos sentimentos dela... Da viagem que ela fez... Juro... Eu senti a minha alma colada na dela... E eu vi...", ele diz. Leila então comenta: "Mesmo não sendo espírita, nem espiritualista, eu já li sobre... a passagem. Li que as almas quando partem vêem uma luz...uma Luz Maior.
Nesse momento o novo personagem, que ainda não teve nenhum ator escalado para interpretá-lo, é introduzido através da fala de Thales: "Leila, pode ter uma explicação. Eu não sou espírita, mas tenho um amigo, o Celso, que é espírita, sempre foi espírita... frequenta a Federação Espírita de São Paulo. Uma vez ele me disse que alguns espíritos não querem se desligar da terra (...) Espíritos que sofrem um acidente, que desencarnam muito rápido, não querem ir embora. Ficam próximos às pessoas a quem eram ligados".
Porém, Leila é cética: "Deixa de bobagem, Thales. Eu não acredito em espírito. Acredito sim, que você esteja se sentindo tão culpado, por isso está achando que a Nicole pode estar por aí... Voando. Chega desse papo... Vou sair, agora meu novo esporte é fazer compras. Vem comigo?". O viúvo recuso o convite e, quando fica sozinho começa a ouvir Clair de Lune, a canção que costumava ouvir com Nicole. De repente, ele a vê no alto da escada, vestida de noiva.
(Por Samyta Nunes)