A trajetória de uma das vilãs mais odiosas de "Amor à Vida" chega ao fim no capítulo desta segunda-feira (13). Depois de aprontar várias armações na tentativa de ficar rica sem esforço, Leila (Fernanda Machado) cai na armadilha que ela própria preparou para Natasha (Sophia Abrahão) pois, tomada pela ganância, fica tão surtada ao pegar as joias deixadas por Nicole (Marina Ruy Barbosa) que não consegue escapar e morre no incêndio.
A ambição de Leila foi o que a moveu desde o início da trama. Inconformada com situação financeira de sua família, que estava longe de ser a que queria ter, a golpista sempre descontou nos parentes mais próximos sua frustração. Quem mais sofria com seus maus-tratos era Linda (Bruna Linzmeyer), sua irmã autista, a quem costumava chamar de incapaz e até de bicho. Neide (Sandra Corveloni) também ouvia reclamações da filha constantemente e passava por cima das humilhações.
Mesmo apaixonada por Thales (Ricardo Tozzi), ela nunca aceitou a falta de ambição do rapaz, que morava em um apartamento pequeno ao lado do Minhocão e tudo o que queria era publicar um romance. Foi quando Pilar (Susana Vieira) a chamou para ser sua assistente pessoal e lhe apresentou à milionária Nicole é que sua inveja foi atiçada e um plano maligno começou a ser arquitetado em sua cabeça.
Depois que descobriu que a órfã sofria de um câncer terminal e tinha pouco tempo de vida, Leila se aproveitou do interesse romântico da ruiva por Thales e propôs ao namorado que ele se casasse com a jovem, a fim de herdar sua fortuna e assim poder ter uma vida de luxo ao seu lado. E ainda que os dois tenham sido desmascarados na igreja, durante o casamento, o golpe acabou dando certo, pois Nicole morreu depois de dizer sim e assinar os papéis.
De posse da mansão e do dinheiro que Thales herdou, a megera sofreu uma queda do alto da escada da sala, ao ver um vestido de noiva igual ao da falecida, colocado em cima do sofá por Lídia (Angela Rebello). O acidente a fez perder temporariamente os movimentos das pernas e o fato de ficar dependende de cadeira de rodas a deixou ainda mais amarga, reclamona e intragável. Ao ler, às escondidas, o livro que o namorado havia terminado de escrever, a vilã teve um acesso de fúria e não só deletou o arquivo como também atirou o notebook pela janela. Tudo porque era a história de amor dele com Nicole.
Quando voltou de um tratamento nos Estados Unidos, Leila continuou aprontando. Foi à casa de Perséfone (Fabiana Karla) humilhá-la, na tentativa de evitar que a "gorda" se casasse com Daniel (Rodrigo Andrade), seu irmão; continou infernizando a vida de Linda, agora implicando com a companhia de Rafael (Rainer Cadete) e não sossegou até mandar o rapaz para a cadeia por sedução de incapaz. E, finalmente, propôs um novo golpe a Thales, idêntico ao primeiro: se casar com Natasha para ficar com todo o patrimônio em vez de ter que dividi-lo com a irmã de Nicole.
Só que o plano não deu certo porque Thales se apaixonou pela ruiva e decidiu abrir mão de sua parte da herança em favor dela. Furiosa por ter sido enganada e ficar sem dinheiro, Leila voltou à mansão para buscar as joias que herdou e atacou Natasha com um golpe na cabeça, deixando-a inconsciente. Depois de ter espalhado gasolina pelo quarto da moça e ateado fogo, ela se admira no espelho com seu "tesouro", mas esquece de sair a tempo e acaba sendo consumida pelas chamas.