A novela "Além do Horizonte" pode ter que mudar de horário caso não atenue as cenas de violência e conteúdo sexual. A decisão é do Ministério da Justiça e foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (27).
De acordo com o despacho publicado, a Justiça irá monitorar o conteúdo exibido pelos próximos 15 dias. Como a novela foi autoclassificada pela Rede Globo como imprópria para menores de 10 anos, o que garante a exibição na faixa das 19 horas, a Justiça vai colher nesse tempo elementos que comprovem que a novela pode ser exibida nessa faixa ou se a classificação deve ser mudada e considerada imprópria para menores de 12 anos, o que obrigaria a trama a ser exibida após às 20 horas.
A novela escrita pelos autores Carlos Gregório e Marcos Bernstein se inspira no mesmo estilo de dramaturgia do seriado americano "Lost" com muitos mistérios e reviravoltas na trama. Outra inspiração clara é o filme "A Vila", do diretor consagrado por filmes de suspense, M. Night Shyamalan, onde um suposto monstro aterrorizava moradores.
Tanta inovação parece não ter agradado ao público brasileiro. "Além do Horizonte " amarga baixos índices de audiência e vem sendo duramente criticada nas redes sociais. A atriz Juliana Paiva , que vive a corajosa protagonista Lili, defende a novela e diz que a trama envolve riscos. Vários capítulos foram reescritos e o elenco ganhou reforços .