Ana Clara Duarte está de volta à TV na novela "Além da Ilusão" em um encontro de família. A filha de Paloma Duarte e Marcos Winter divide com a mãe o papel de Heloísa e interpreta na ficção a caçula de Afonso (Lima Duarte , seu bisavô na vida real). Na trama, a personagem tem uma criança arrancada dos braços após o nascimento pelo dono do engenho, que morre sem conseguir revelar o paradeiro da neta.
Ao Purepeople, Ana Clara festeja a parceria com o veterano de 91 anos. "A experiência foi muito intensa, muito especial, porque também estamos falando de uma das maiores referência da teledramaturgia. Foi importante demais para mim! Ver ele em cena sempre me inspirou muito", vibra a atriz revelada na última temporada de "Malhação", onde foi a Ramila.
No bastidor, Paloma e Ana Clara não deixaram de trocar ideias a respeito de Heloísa, que desperta o interesse em Leônidas (Eriberto Leão), este responsável por ajudar Matias (Antonio Calloni) a lidar com seus surtos depois da morte da filha. "As cenas que eu faço dão origem a grande parte da personalidade da Heloísa. Nós conversamos muito sobre isso", aponta, negando ter encontrado dificuldade em seu primeiro trabalho de época - a história se passa entre as décadas de 1930 e 1940.
"Até porque não foram muitas cenas. Foi um processo gostoso entender e chegar no ritmo da personagem", explica. Questionada se há alguma chance de voltar à novela como filha de Heloísa e assim poder contracenar com a mãe, a atriz se diverte. "Sobre voltar como filha dela, não sei. Vocês teriam que perguntar isso para a autora (Alessandra Poggi) (risos). Mas acho que seria bem legal", diz.
Com o mesmo bom humor, Ana Clara lembra que de forma natural resolveu seguir a carreira da família - não custa lembrar que seus avós maternos também são artistas: a atriz Débora Duarte e o cantor e compositor Antonio Marcos. "Minha mãe me segurou até onde deu (risos), mas eu sempre, desde muito pequena, quis seguir essa carreira, então, todo mundo já sabia que o meu caminho serie esse mesmo", afirma.
"Não tinha como ser diferente. Eu não tive que convencer ninguém de nada, foi um processo muito natural", completa a atriz, que sempre teve abertura para falar com a mãe sobre qualquer tema. "As pessoas me perguntam muito sobre isso... Nossa relação é bem de mãe e filha mesmo, que instiga e conforta ao mesmo tempo", resume.
"Sempre tivemos diálogos abertos sobre tudo e sou profundamente grata por isso. Minha mãe sempre fez questão de deixar bem claro que eu, minha irmã (Maria Luísa) e, agora meu irmão (Antonio), temos total liberdade e segurança para levar qualquer questão pra ela. E isso é bom demais", festeja.