A novela "A Força do Querer" marca a estreia de Carol Duarte na televisão como uma personagem transexual. Na trama de Gloria Perez que será exibida a partir do dia 3 de abril no lugar de "A Lei do Amor", a atriz viverá Ivana, caçula de Eugênio (Dan Stulbach) e Joyce (Maria Fernanda Cândido), com quem passará por muitos conflitos. Criada para ser a semelhança da mãe, a garota cresce e descobre ser totalmente o seu oposto.
Irmã de Ruy (Fiuk), ela se enxerga como um homem que nasceu em um corpo de mulher. As roupas e acessórios, bem diferentes dos modelitos que Joyce vestia a filha na infância para ficarem parecidas, demonstram a personalidade da garota, que não se sente confortável com peças muito femininas e não é compreendida. Ao decidir resgatar sua real identidade, não receberá o apoio da família, menos com a sua melhor amiga, a prima Ivana (Juliana Paiva).
Em casa, o casamento de Eugênio e Joyce passar por altos e baixos: ele não agrada a mulher ao decidir reabrir um escritório de advocacia e reviver o sonho da juventude depois de décadas dedicado à empresa da família, a Garcia. Apaixonada por compras, glamour e sempre cultuando a beleza, Joyce acabará sendo traída pelo marido, que se envolve com Irene, vilã mau-caráter interpretada por Débora Falabella.