Biografia
- Nascimento : 10 de novembro de 1959
- Idade : 65 anos
- Signo : Escorpião
- País : Brasil
Marcelo Tas é jornalista, apresentador, diretor, escritor e roteirista. Filho de professores, sua mãe do ensino primário e seu pai, de educação física, ele está à frente do programa "CQC" desde 2008, quando começou a apresentar ao lado de Marco Luque e Rafinha Bastos. Marcelo Tas é pai de três filhos: Miguel e Clarice de sua segunda união, e o primogênito, Luc, que se declarou transexual em 2014.
Nascido na cidade de Ituverava, em São Paulo, Tas iniciou a carreira na TV iniciou em 1983, no programa "23ª Hora", pela TV Gazeta de São Paulo. Neste mesmo ano se formou em Engenharia Civil na Universidade de São Paulo, mas sua trajetória intimamente ligada à comunicação fez com que Tas mudasse de vez sua carreira profissional.
Em 1984, apresentou na mesma emissora o programa "Crig-Rá", voltada para os jovens com reportagens e videoclipes com o seu personagem Bob Mc Jack. Mas o artista ficou conhecido pelo grande público ao interpretar o personagem humorístico Ernesto Varela, um repórter fictício que ironizava personalidades políticas fazendo perguntas desconcertantes.
Tas ficou também conhecido como "Cabeça Branca" no ano de 1987 ao participar dos programas "Video Show", na TV Globo, "Vitrine" na TV Cultura e "Saca-Rolha", na Rede 21 e em seguida na PlayTV.
Iniciou seu trabalho como diretor e roteirista de programas como na atração infantil "Rá-Tim-Bum", interpretando o inesquecível professor Tibúrcio, sucesso entre as crianças nos anos 90, e no "Castelo Rá-Tim-Bum", onde interpretou Telekid. Esses programas lhe renderam prêmios e reconhecimento internacional.
Tas é responsável ainda pela coordenação e criação de cerca de 1.140 edições do Telecurso 2000. Além da televisão, o apresentador também trabalhou em outros veículos. Em 2003, criou o "Blog do Tas", e escreveu para o jornal "O Estado de S. Paulo", do qual foi colunista entre 2004 e 2005.
Em novembro de 2009, lançou um livro intitulado "Nunca antes na história deste país", baseado nas histórias mais engraçadas do presidente Lula. Paralelamente aos seus trabalhos naquele ano, Marcelo Tas estreou no canal pago Cartoon Network o programa "Plantão do Tas", um telejornal com notícias fictícias e voltado ao público infantil.