A crise hídrica está atingindo os estados do Rio de Janeiro e São Paulo. E os famosos, claro, também precisam se virar com a incômoda situação que pode resultar em um rodízio de até cinco dias sem água. No início deste ano, Daniele Suzuki compartilhou uma foto em seu Instagram e afirmou que precisou tomar banho de garrafa ao notar as torneiras secas em casa. E outros famosos contaram ao UOL como estão fazendo com a falta de água em casa.
Sabrina Sato explicou que não tem mais usado o precioso líquido para limpar o seu automóvel. "Não uso mais água corrente para lavar alimentos, como verduras, legumes e arroz. Além disso, adotei lavagens a seco para o meu carro", explicou a apresentadora que usou uma fantasia ousada no Baile da Vogue. Ex-apresentador do "CQC", Marcelo Tas contou que os herdeiros foram os primeiros a ter a inicitiava na hora de poupar.
"Quem tomou as primeiras providências para economizar água em casa foram meus filhos: Miguel, 13, e Clarice, 9. Eles colocaram baldes embaixo do chuveiro e usamos o volume que iria para o ralo, antes de a água esquentar, na limpeza do próprio banheiro", lembrou o humorista que se despediu do programa da Band no ano passado. "É uma contribuição pequena, mas educa os filhos", acrescentou Marcelo.
'Coisa mais absurda do mundo', diz Luiza Possi
Assistente do programa "The Voice Brasil", Luiza Possi não se conforma com a atual e incômoda situação hídrica. "A falta de água é a coisa mais absurda do mundo, inacreditável estarmos passando por isso com o tanto de recursos que temos para que sejam desenvolvidos métodos de tornar qualquer água, em água potável", disparou a cantora. "Isso já existe em diversos lugares do mundo, mas como no Brasil já estamos acostumados a deixar tudo para última hora, não seria diferente agora, certo? Errado. Que pena", completou a artista que afirmou tomar a iniciativa na hora da conquista.
Quem também mostrou revolta foi Antonio Fagundes. "Esses dias estava sem água em casa. E agora qualquer coisa eles vão jogar a culpa na falta de chuva, mas não dá para acreditar nisso quando sabemos que de 30% a 40% da água se perde no caminho por causa de vazamentos", reclamou o ator que deixou a barba crescer para a série "Dois Irmãos".
Marcelo Serrado também tem se cercado de cuidados. "Adoro tomar banhos longos, mas agora fico no chuveiro somente o tempo necessário. Além disso, desligo a torneira na hora de passar shampoo e condicionador. Faço o mesmo quando estou escovando os dentes", contou.
'Diminui o tempo no banho', afirmou atriz
Juliana Alves é mais uma famosa que precisou modificar seus hábitos. "Diminui o tempo no banho, tomo um cuidado maior para economizar na hora de lavar a louça", afirmou a atriz. E Bruno Gissoni segue a cartilha: "Já cheguei a ir conversar com um vizinho que estava lavando a calçada com a mangueira e pedi para ele parar".
E o ator admitiu que controla a água em casa. "Sou muito chato com isso mesmo. Fico patrulhando para que tomem banhos mais rápidos e ainda tento sempre conscientizar quem me segue nas redes sociais", acrescentou.
Valesca Popozuda tem sido mais radical com a escassez de água. "Agora aqui em casa só lavamos roupa aos finais de semana e reduzimos a quantidade de lavagens dos panos de chão também", declarou a intérprete do hit "Beijinho no Ombro".
Maurício de Sousa trocou modelos de vaso sanitário
Criador de personagens como Mônica e Magali, Maurício de Sousa já tem tomado iniciativas para não ver as torneiras de sua casa secarem. "Tenho feito o básico para economizar: verificação de vazamentos, de fluxos violentos em torneiras. Estou trocando vasos sanitários por modelos com sifão menos esbanjador, recolhendo água da chuva", enumerou.
Quem já sofreu com a falta do líquido foi Ronnie Von. "A pressão da água está fraca aqui em casa, já ficamos sem um dia. No momento em que vi que a situação ia complicar fiz uma cisterna para captar água da chuva", afirmou o cantor e apresentador. "Uso essa água para lavar o carro, regar as plantas. Aqui o banho é rápido, o uso da água está bem racional. Mesmo com captação de água, a situação ficará complicada", acrescentou. "Não sei como iremos lidar com essa situação", finalizou.
Apresentador comprou caminhão pipa
O chef Henrique Fogaça, conhecido por sua participação no "Masterchef", está convivendo com os cortes de fornecimento hídrico. "Virou rotina ficar sem água. Estamos com cortes diários. Quando a água retorna, a gente enche os galões e deixa tudo armazenado na cozinha. Para lavar louça, por exemplo, estamos mais ligados para desperdiçarmos a menor quantidade possível. Já não desperdiçávamos, mas agora é tolerância zero", afirmou.
A pior situação foi vivida por Otávio Mesquita. O apresentador do SBT precisou comprar água. "Por sorte, fiquei sem água quando estava viajando, foram dois dias e tive que comprar um caminhão pipa para encher minhas caixas-d'água. Aqui em casa está proibido lavar carros, chão. A água das roupas são reaproveitadas. Banhos no máximo cinco minutos", garantiu.