Biografia
Criada pelo investidor escocês Robert Fraser em abril de 1907, a marca teve como inspiração as famosas sandálias tradicionais japonesas feitas com tiras de tecido e solado de palha de arroz. Na época, Fraser, pouco tempo depois de chegar ao Brasil, se uniu a um grupo de empresários para criar a Sociedade Anonyma Fábrica Brazileira de Alpargatas e Calçados, que, posteriormente, mudou de nome para Alpargatas São Paulo.
Em 1958, porém, o escocês passou a fabricar uma versão melhorada de sua inspiração. A palmilha da nova sandália possuía uma textura que reproduzia pequenos grãos de arroz e ainda trazia um diferencial: eram feitas de borracha. Um produto totalmente nacional que, acima de tudo, garantia um calçado duradouro e confortável.
Devido a sua comodidade, durabilidade e ótimo preço, os brasileiros das classes trabalhadoras se apaixonaram pelos primeiros modelos do chinelo e, a partir disso, nasceu a marca que hoje conhecemos como Havaianas. Embora o design das sandálias fosse de origem oriental, seu nome foi inspirado no Havaí, paraíso do sol e do mar, onde ricos e famosos passavam suas férias na década de 1960. Esse nome era considerado ideal, já que a sandália era adequada para o uso em países de clima quente e tropical, pois deixava os pés descobertos, evitando o excesso de transpiração. Entretanto, o mesmo só foi registrado em junho de 1962.
A ideia da sandália se espalhou tão rápido, que, em menos de um ano a marca já produzia mais de mil pares diariamente. Porém, por mero acaso, a evolução da marca se deu quando um lote que deveria ser na tradicional cor azul, saiu verde em virtude de um problema técnico. O que era para ser um desastre, acabou se tornando um imenso sucesso marcando uma nova era para a marca. A nova cor foi tão bem recebida pelo público, que eles começaram a produzir os mesmos chinelos com tiras em outras cores como amarelo, rosa, vermelho e preto. Anos depois, já eram vendidos mais de 80 milhões de pares da sandália por ano.
No entanto, na década de 80 e no início da de 90, a gestão da Alpargatas decidiu por um reposicionamento de marca, para que, ao invés de ser somente associada à classe trabalhadora, atraíssem também os consumidores da classe média. A Havaianas, por consequência, acabou se tornando um item de moda a partir do acrécimo de cores novas e o lançamento de seu primeiro modelo estampado, as Havaianas floral. Porém, o grande boom da marca foi em 1996, com uma versão nova chamada Havaianas Top. Cores fortes, borracha mais macia e o nome gravado em relevo, marcaram o início da comercialização do modelo.
Hoje em dia, detentora de mais de 80% do mercado brasileiro de chinelos de borracha, os números da Havaianas impressionam: são mais de 210 milhões de calçados comercializados por ano, e 10% deles vão para mais de 100 países espalhados pelos cinco continentes. Não é exagero dizer que a Brazilian brand conquistou o mundo.