Funciona mesmo ou é só hype? 5 tendências de cuidados com os cabelos no TikTok esclarecidas por especialista
Publicado em 12 de novembro de 2024 às 18:39
Por Rahabe Barros | Reality show e TV
Carioca, libriana e apaixonada pelo mundo de celebs, memes, música e reality show. Setorista de Bruna Marquezine no site (amo!).
Será que essas tendências realmente funcionam ou são apenas mais um "hype" passageiro das redes sociais? Para falar do assunto, a Dra. Alexandra Lopes, especialista em Medicina Capilar da clínica Les Peaux, esclarece tudo!
Veja + após o anúncio

Nos últimos meses, tendências de cuidados capilares têm bombado nas redes sociais, especialmente no TikTok. São rotinas de cuidados com os fios, receitas caseiras e truques de salão que prometem madeixas mais saudáveis, brilhantes e fortes.

Os cuidados têm se tornado cada vez mais uma prioridade, especialmente com a crescente preocupação em manter os fios longe de químicas agressivas e tratamentos excessivos. A busca por produtos mais naturais e processos menos invasivos ganhou força, especialmente entre os usuários mais jovens do TikTok, que compartilham dicas que vão desde a hidratação profunda até técnicas de massagem no couro cabeludo.

Mas será que essas tendências realmente funcionam ou são apenas mais um "hype" passageiro das redes sociais? Para falar do assunto, a Dra. Alexandra Lopes, especialista em Medicina Capilar da clínica Les Peaux, esclareceu cada uma das tendências ao Purepeople.

5 tendências de cuidados com os fios no TikTok
1. Máscaras capilares caseiras:

Ingredientes simples como mel, óleo de coco, abacate e azeite de oliva estão sendo usados para criar máscaras caseiras que prometem nutrir e restaurar os cabelos danificados. Influenciadores afirmam que essas receitas naturais podem ser mais eficazes do que os produtos industrializados, devido à ausência de substâncias químicas.
"Para o produto penetrar no fio depende de vários fatores, como pH do produto e tamanho de molécula. As frutas como abacate por exemplo tem uma molécula gigante, não consegue penetrar na haste capilar. Dependendo do óleo pode ter uma boa permeação, mas também vai depender do tamanho da molécula, de todos eles o que eu mais gosto é o óleo de coco, pois tem peso molecular baixo", explica a especialista.

2. Óleos e Séruns:

Outra tendência forte é o uso de óleos naturais e séruns para hidratação e proteção dos fios. Óleos como o de argan, jojoba e amla são muito populares nas rotinas de cuidados, sendo usados tanto como pré-shampoo quanto como finalizadores.

3. Técnicas de massagem no couro cabeludo:

Uma técnica que tem se tornado viral é a massagem no couro cabeludo, indicada para estimular a circulação sanguínea e promover o crescimento capilar. Alguns tiktokers recomendam massagem de 5 a 10 minutos diariamente, com movimentos circulares, para "acordar" os folículos capilares e estimular o crescimento saudável.

"É um estímulo muito momentâneo, pode causar uma leve vasodilatação melhorando a circulação local, mas por um curto período de tempo, e esse estímulo não tem o poder de aumentar o crescimento dos fios, isso é mito", ressalta a médica.

4. Low Poo e No Poo:

O movimento Low Poo (lavar o cabelo com shampoos sem sulfatos e parabenos) e No Poo (não usar shampoo) também ganhou força, com muitos seguidores optando por essas técnicas para evitar a perda excessiva de óleos naturais do cabelo e couro cabeludo.
"Sempre compara os shampoos aos detergentes de lavar louça, tem uns que limpam melhor do que os outros, a função do shampoo é abrir a cutícula para que as micelas ( elas que removem a sujeira) façam o seu papel de envolver sujeira e oleo e remover com a água", explica.

Segundo a médica, "os shampoos no poo e low poo não têm um poder de limpeza muito bom, mas são ótimos para cabelos cacheados e para pessoas que lavam o cabelo todos os dias, eles ajudam a manter um pouco da oleosidade natural".
A especialista também aconselha "intercalar um shampoo com um poder de limpeza maior com os shampoos No poo e Low poo".

5. Cabelos mais naturais:

Em uma onda de aceitação da beleza natural, muitos estão optando por técnicas que respeitam a textura natural dos cabelos, evitando o uso excessivo de ferramentas de calor e alisamentos químicos.
Últimas Notícias
Últimas Notícias
Tendências
Todos os famosos
Top notícias da semana