Os Jogos Olímpicos de 2024 finalmente vêm aí! Nesta quarta-feira (24), começa a disputa em Paris e em outras 16 cidades, com cerimônia de abertura transmitida pela TV Globo na sexta-feira (26). A estimativa é que 206 países se enfrentem em 32 esportes! Serão 10.500 atletas, divididos igualmente entre as equipes femininas e masculinas - pela primeira vez! Conheça alguns deles que estarão nas Olimpíadas e fazem parte da comunidade LGBTQIAP+.
De acordo com dados levantados pelo 'Outsports', serão, pelo menos, 155 atletas assumidamente LGBTQIAP+. O veículo também apontou, a partir de informações divulgadas pelos próprios esportistas e consultas a jornalistas de todo o mundo, que a delegação brasileira conta com 24 competidores da comunidade. Saiba mais sobre alguns deles:
Considerada a melhor jogadora do mundo seis vezes pela Federação Internacional de Futebol (Fifa), Marta Vieira da Silva é jogadora do Orlando Pride e da Seleção Brasileira. A craque do jogo namora há mais de dois anos com Carrie Lawrence, sua colega de time estadunidense. Apaixonada, ela não esconde o amor pela companheira nas redes sociais! Na semana passada, a brasileira celebrou o aniversário da amada: "Estou tão grata por poder compartilhar minha vida com uma pessoa tão maravilhosa como você. Que não só hoje, mas todos os dias da sua vida sejam repletos de felicidade e conquistas. Te amo muito!".
Campeã olímpica de maratona aquática, Ana Marcela Cunha se casou em março de 2023 com a preparadora física Juliana Melhem. Em entrevista ao jornal 'O Globo', a atleta chegou a admitir que preferia ser mais 'discreta' com relação à orientação sexual, mas agora está envolvida com a causa LGBTQIAP+! "Casei com o amor da minha vida, a Juliana, e juntas estamos mais do que envolvidas na causa LGBTQIAP+. Eu sou lésbica e não escondia minha preferência. Mas também não comentava. Agora, é diferente. [...] Durante muito tempo quis me resguardar, sem alarde, sem mãos dadas na rua. Não estava preparada o suficiente. Também não entendia sobre escolhas e o que sentia", expressou ao veículo.
A futeboleira Adriana Silva, que também joga pelo Orlando Pride, divide a vida há oito anos com a namorada Natália Castro. Nas redes sociais, ela faz questão de exaltar a parceira com declarações super fofas! "A vida é tão boa por poder ser compartilhada com alguém tão especial quanto você. Obrigada por deixar meus dias mais felizes. Te amo meu amor", escreveu no Dia dos Namorados deste ano para a amada. "Obrigada por todo amor e cuidado comigo todos esses anos! Te amo", respondeu Natália, também apaixonada.
Nick é o primeiro nadador brasileiro abertamente gay a competir nas Olimpíadas! Embora jogue pelo Brasil, ele nasceu e foi criado nos Estados Unidos. No entanto, em 2023, decidiu largar toda a carreira triunfal gringa para vir para o país de origem de seu pai. Nas redes sociais, ele faz questão de expressar a luta pela causa LGBTQIAP+ e é alguém que luta por maior representatividade no esporte.
A jogadora de vôlei falou pela primeira vez sobre a namorada no início do mês, em entrevista ao 'Conversa com Bial'. Na ocasião, o apresentador perguntou quem estaria torcendo por ela nas arquibancadas dos Jogos Olímpicos. "Estarão [em Paris] minha família. Minha mãe, minha irmã e meu cunhado", disse a jogadora. "E a namorada?", indagou Pedro. "A namorada também. Ela vai uma semana antes", respondeu Rosamaria, sem citar nomes. Segundo o jornal Extra, ela namora a advogada Cristal Mastrangelo há quatro anos.
Primeira atleta brasileira a ganhar uma medalha de ouro nas Olimpíadas 2016, Rafaela leva o judô do nosso país no sangue e é casada, desde 2020, com a também judoca Eleudis Valentim. Juntas desde 2019, elas também fazem questão de expor o romance nas redes sociais! "Sou grata a Deus por colocar uma pessoa forte e guerreira ao meu lado logo no momento que eu mais precisava de uma parceira e Deus me presenteou com esse presente maravilhoso. Te amo te amo e sou grata por todos os momentos que compartilhamos e que ainda compartilharemos juntas", disse a atleta em um dos posts apaixonados.
Ana Carolina é voleibolista e está em um relacionamento sério desde 2016 com a holandesa Anne Buijs, também do volêi. Elas atuaram lado a lado em três times: Rexona-Sesc, o time turco Nilüfer Belediyespor e o Praia Clube. Em 2023, se casaram com uma cerimônia em Uberlandia, Minas Gerais, e jogarão como adversárias nos Jogos Olímpicos de Paris! Apesar do clima de competição, as redes sociais de Ana não deixam esconder a paixão que a atleta tem pela companheira... "Te amo MUITO; amo a nossa troca, nossa cumplicidade, amo o jeitinho que construímos nosso amor dia a dia e que é maravilhoso viver ao seu lado, mesmo que distantes por alguns momentos. Você é muito especial, quanta sorte eu tenho", escreveu em uma das várias declarações.