A segunda fase de 'Tieta' estreia na próxima semana no Vale a Pena Ver de Novo, trazendo Betty Faria definitivamente à trama. Na história, ela volta 20 anos depois para Santana do Agreste a fim de se vingar de sua família. Vale lembrar que nos capítulos iniciais, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos) expulsou filha (Claudia Ohana) da cidade após vê-la na cama com um homem.
Nos bastidores, Betty Faria demorou um pouco para aparecer na novela. Inicialmente, a ideia não era proposital, pois à espera não estava escrita no roteiro de Aguinaldo Silva. O autor precisou adaptar a trama por conta de outro trabalho da atriz.
A produção de 1989 surgiu às pressas, após uma decisão de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni. O vice-presidente da Globo, na época, ordenou que Tieta fosse a substituta de 'O Salvador da Pátria'. O grande problema é que a atriz estava no ar com o folhetim protagonizado por Lima Duarte, como a personagem Marina Sintra.
Diante disso, ela precisou antecipar as gravações da atual para se envolver totalmente com 'Tieta'. A solução encontrada pelo novelista foi deixar a mocinha sumida por mais tempo durante os primeiros capítulos, para que desse tempo hábil à atriz se desligar da produção anterior.
No último capítulo da novela do Vale a Pena ver de Novo, Tieta decide com quem vai passar o resto da sua vida. Durante a trama, a protagonista se envolveu com seu sobrinho Ricardo (Cassio Gabus Mendes), filho de Perpétua (Joana Fomm) e Osnar (José Mayer).
Mas nos momentos finais, ela decide seguir seu rumo e ir embora de Santana do Agreste sozinha, acompanhada apenas de seu poçante.