Uma agente brasileira foi filmada transando com um preso em sua cela e o vídeo, gravado por detentos, acabou vazando e viralizando pelas redes sociais. Linda De Sousa Abreu, de 31 anos, está sob investigação policial depois de ter sido filmada a fazer sexo com o recluso Linton Weirich no HMP Wandsworth.
Casada, Linda compareceu ontem ao Tribunal de Magistrados de Uxbridge acusado de má conduta em cargo público por "praticar ato sexual com um preso em uma cela de prisão". A agente penitenciária foi presa no Aeroporto de Heathrow, no sábado, antes que pudesse pegar um voo para visitar parentes em Madrid. Autoridades afirmam que ela tentava viajar com um passaporte português, que foi apreendido pela Polícia Metropolitana.
A promotora Niamh McDonagh disse ao tribunal: "A Sra. De Sousa Abreu foi detida no Aeroporto de Heathrow, onde um voo havia sido reservado para Madri. Acredito que ela tenha parentes morando lá. Um passaporte português foi apreendido pela polícia quando ela foi detida. Ela é uma cidadã portuguesa com um passaporte português".
Seis anos atrás, Linton Weirich se declarou culpado de direção perigosa. Ele também admitiu ter agredido um policial com a intenção de resistir à prisão, dirigido sem carteira de motorista e sem seguro quando compareceu ao Tribunal da Coroa de Stoke-on-Trent, em março de 2018. Segundo informações do MailOnline, a parceira dele está grávida de sete meses e foi internada no hospital após sofrer de estresse, com medo de entrar em trabalho de parto prematuro.
Foi concedida fiança condicional e ela comparecerá para uma audiência de confissão de culpa e gerenciamento de caso em 29 de julho, no Tribunal da Coroa de Isleworth. Ela deve permanecer em um endereço no sudoeste de Londres dado no tribunal, seu passaporte português deve permanecer com a polícia e ela não pode fazer nenhuma tentativa de recuperá-lo.
Além disso, Linda está proibida de solicitar ou estar de posse de documentos de viagem internacionais e deve entregar seu documento de identidade português com o qual pode viajar. Ela também está proibida de entrar em qualquer porto do Reino Unido e deve ser monitorada eletronicamente entre 21h e 7h.
Um porta-voz do Serviço Prisional disse: "A corrupção de funcionários não é tolerada e o ex-agente prisional supostamente mostrado neste vídeo foi denunciado à polícia. Seria inapropriado fazer mais comentários enquanto eles investigam."