Os fãs da teledramaturgia brasileira se revoltaram bastante nesta segunda-feira (14), após a 'Folha de S. Paulo' divulgar uma entrevista inédita com Manuela Dias, autora do remake de 'Vale Tudo'. No bate-papo, a autora deu a entender que a nova versão será mais 'branda', com mudanças significativas na trama - incluindo na personalidade perversa e problemática de Odete Roitman. A vilã não vai ser vilã? Calma aí, minha gente! Vem que o Purepeople te explica:
Manuela, que também escreveu 'Amor de Mãe' (2019-2021), deu alguns spoilers do remake que estreia no ano que vem. Ao ser questionada sobre a nova Odete, ela disparou: "Seguirá sendo uma vilã, mas sua vilania está muito ligada ao momento. 'Vale Tudo' foi a novela da volta da democracia, e naquele momento falar mal do Brasil, ou poder falar mal, era resistência, era revolucionário, era novo. Hoje não é mais. A gente está saturado disso".
"O novo é encontrar maneiras de transformação. Odete não aponta caminhos, mas será diferente. Não só ela. Torcíamos para Heleninha beber, dançar e quebrar tudo. Hoje, sabendo que ela é uma doente, vamos torcer? [...] Gilberto Braga, com Odete, estava extrapolando a válvula de escape de poder criticar o Brasil exacerbadamente. Hoje, provocar os mesmos efeitos não implica usar os mesmos recursos", continuou.
Dias ainda afirmou não ser a Odete, portanto, trará críticas construtivas ao folhetim. "O autor também fala através de seus personagens, e sinto que falar que o Brasil é uma porcaria não traz nada hoje em dia", seguiu, referindo-se as constantes reclamações do país da boca da vilã preconceituosa. "Escrevo para mudar o mundo e mostrar padrões de comportamento éticos e morais que possam facilitar as nossas relações", acrescentou. Vale destacar que ao posar para o ensaio da entrevista, ela usou uma blusa com os dizeres: 'Eu vou matar Odete Roitman'. Vish...
Com a ascensão da extrema-direita nos últimos anos, Manuela poderia usar sua antagonista como uma forma de criticar certos discursos que ainda são bastante vívidos em nossa sociedade. Embora ela acredite estarmos cansados de ouvir falar mal do Brasil, é importante ressaltar que existem pessoas que ainda pensam como Odete. Não só pensam, como conquistam 'seguidores' em cargos políticos. O país pode até ter mudado em 36 anos, mas certas condutas continuam cíclicas.
Nesse contexto, grande parte da internet ficou insatisfeita com as palavras da 'sucessora' de Gilberto Braga, gênio por trás da versão original. "Ela acha que Odete não pode ser uma vilã preconceituosa, elitista e falar mal do Brasil porque Manuela Dias não é assim. Ela quer transformar Vale Tudo numa auto biografia? Não é sobre você mona. Que autores são esses?", questionou um usuário no X, antigo Twitter.
"A Odete é uma personagem emblemática que representa a elite brasileira nojenta e ignorante. Ela tinha a possibilidade de fazer uma bolsonarista escrotaça. A realidade deu de presente os exemplos perfeitos pra ela se inspirar! Mas não, ela acha que Vale Tudo não é sobre a sociedade", expressou outra pessoa, fazendo alusão a uma parte da entrevista em que Dias diz que o enredo de 'Vale Tudo' é 'uma história de aposta entre mãe e filha'.
"Gente, chega a ser surreal como uma pessoa se APROPRIA de uma obra genial a qual ela nunca seria capaz de arquitetar do zero e ainda ofende o autor que teve a ousadia de criar um enredo daquele em 1988...", disparou mais um internauta. "Eu fico triste de ver alguém escrevendo novela que não entendeu a novela, ou que não busca entender além das próprias convicções. ela diz que 'Vale Tudo' não é sobre sociedade e sim uma aposta entre mãe e filha. Difícil", pontuou outra, frustrada.
Confira mais reações: