Ouro na final do solo da ginástica artística, Rebeca Andrade tinha uma admiradora acompanhando cada movimento impressionante no tablado: Rosa Santos. Em Paris, a mãe da atleta faz sua estreia em solo internacional assistindo a medalhista olímpica.
Como parte de superstição, Dona Rosa começa a rezar durante apresentação da filha. "Não fecho os olhos, fico em oração. Quero ver o início ao fim. É muita emoção ver as pessoas aplaudindo, falando o nome da filha. Me sinto honrada de ter oito filhos e uma medalhista", contou ao jornal "O Globo".
A rivalidade entre Rebeca Andrade e Simone Biles fica mesmo apenas nas Olimpíadas, segundo Rosa. "Ela é surreal, maravilhosa mesmo, inclusive perguntaram para mim sobre a fala dela, mas eu não vi como arrogância o que ela vem falando a respeito da Rebeca. Eu vi como um desconforto natural, porque quem sempre é o melhor e de repente tem alguém encostando, é natural que fica assustada", completou.
Um dos ensinamentos da empregada doméstica para Rebeca Andrade, sem dúvidas, foi ter humildade. Dona Rosa criou 7 filhos sozinha, quando viu seu ex-marido, Ricardo Andrade, indo embora e a deixando sozinha.
"E pensar que muitos me criticaram na época, porque logo aos 9 anos ela foi morar fora, foi se dedicar aos treinos. Diziam: 'Você é doida de deixar sua filha ir embora'. Mas eu tive a sabedoria e a mente aberta para deixá-la seguir seus sonhos. Eu deixei que ela voasse atrás de um objetivo. Deixando também claro que se não desse certo, as portas de casa sempre estariam abertas para ela. Hoje eu vejo que agi certo, por ter ouvido o meu coração", declarou.