O fogo no feno queimou como nunca na madrugada desta quarta-feira (2) em 'A Fazenda 16' , quando a influenciadora digital Luana Targinoprotagonizou um baita barraco com o personal trainer Gilson de Oliveira, o Gilsão. Com os ânimos à flor da pele, ela simplesmente disparou um belo cuspe no adversário e alguns peões e internautas questionaram se o ato não poderia causar sua expulsão... Será que vem aí?
A treta começou lá na formação da Roça - a influencer alegou que Gilson votou sem opinião própria -, mas a temperatura subiu de vez quando Luana entendeu que ele estava lhe mandando indiretas. Com os ânimos já fervendo, a discussão escalou para ofensas pesadas e, para coroar a noite, a peoa simplesmente escarrou - do nada! - em direção ao adversário. "Falso! Falso! Isso que você é!", gritava Luana enquanto disparava a saliva. O personal devolveu: "Falsa é você, sua escr*ta!". Ele ainda deixou claro que não a 'agrediria'.
"Se cuspir em mim e não for agressão, aí isso vai virar uma loucura!", avaliou Zé Love, revoltado com o barraco que nem era dele! "Se um homem cuspir numa mulher, aí é machismo. A mulher pode cuspir no homem, pela lei!", ironizou Flor. Depois, Babi chegou a dizer que teria perguntado para a produção do programa se cuspe poderia eliminar alguém: "A direção disse que analisaria as imagens caso acontecesse, mas que era melhor não fazer".
O assunto continuou rendendo na web, com espectadores indignados. "Que desrespeito essa menina cuspindo no Gilsão! Cadê a produção do programa?", questionou alguém no Instagram. "Ao meu ver, ela teria que ser expulsa. Tô enojada demais!", concordou outra.
E afinal de contas, isso vai ou não resultar em expulsão? Se você está aí, já digitando #LuanaExpulsa nas redes, calma lá, porque a resposta não é tão simples. Segundo Gabriel Perline, colunista da Contigo!, que teve acesso ao contrato dos peões, cusparada não é motivo suficiente para expulsão. Isso mesmo! O contrato da Record, apesar de endurecer as regras de agressão para esta edição, não menciona o cuspe como ação que resulta em eliminação sumária.
Na verdade, para que a expulsão seja sequer considerada, seria necessário que Gilsão registrasse uma queixa formal, alegando que o cuspe foi uma agressão física. Ainda assim, a produção do reality, liderada por Rodrigo Carelli, teria que avaliar cuidadosamente se o ato causou algum dano físico, emocional ou se poderia trazer riscos à saúde. A Record faz questão de enfatizar que a decisão sobre expulsões por agressão é "a critério da produção", o que deixa uma boa margem de interpretação (e uma bela pitada de suspense para os fãs).
Ah, e antes que você se lembre da treta histórica entre Andressa Urach e Mateus Verdelho lá na Fazenda 6, vale dizer que, na época, ninguém foi expulso por conta disso. Na verdade, nos bastidores da Record, o cuspe é visto mais como um ato "baixo e nojento" do que algo perigoso ou eliminatório. Resumindo: Luana não está com o pé na porta de saída, a menos que Gilsão faça questão de levar o assunto adiante.