Dia 06 de setembro é comemorado o Dia do Sexo e o assunto já não é mais um tabu entre os famosos. Em meio a várias declarações públicas sobre sua intimidade, que sempre causam polêmica na web, há quem diga fazer a 'dieta do sexo', como é o caso de Kim Kardashian .
Além da ex-esposa de Kanye West , que rouba a cena em qualquer tapete vermelho que passa, a atriz Cameron Diaz e uma criadora de conteúdos adultos já afirmaram ser adepta da prática, que consiste em praticar atividades sexuais por longos períodos do dia, que se estendem a 5 horas ou até mais.
A prática, para os adeptos, se assemelha aos exercícios cardiovasculares, o que poderia até causar emagrecimento. Porém, de acordo com o médico Rodrigo Schröder, além do sexo trazer inúmeros benefícios para a saúde, como a melhora da saúde cardiovascular, redução do estresse e fortalecimento do sistema imunológico, a prática não é tão benéfica como é vendida na web.
"É fundamental entender que, apesar de o sexo ser uma atividade física que pode ajudar a queimar calorias, usar isso como uma estratégia exclusiva de perda de peso não é sustentável nem recomendado. Há limitações físicas e riscos de lesões, além do potencial desgaste psicológico", garante o especialista.
Embora o sexo em exageros possa não ser saudável fisicamente e psicologicamente, existe, sim, uma 'dieta do sexo', mas com outro propósito: o de melhorar o desempenho sexual na cama. Para isso, o médico Rodrigo Schröder explica que uma alimentação balanceada e rica em alguns ativos pode ajudar.
"A alimentação deve ser rica em zinco, magnésio e vitaminas do complexo B. Uma dieta rica em antioxidantes, vitaminas, minerais e gorduras saudáveis pode auxiliar na libido e desempenho sexual. Isso inclui alimentos como frutas, vegetais, nozes e peixes ricos em ômega-3", garante Rodrigo.
E, para não atrapalhar sua noite, o ideal é que não se exagere nas sobremesas doces e drinks antes das relações sexuais: "A alimentação exerce um papel crucial na qualidade da vida sexual. Alimentos industrializados e açúcares podem afetar negativamente a libido e o desempenho. É aconselhável evitar o excesso de álcool, alimentos ultraprocessados ou ricos em açúcares simples, que podem levar a uma diminuição temporária da libido e afetar a performance".
Por fim, a reposição hormonal também pode ser uma aliada no aumento da libido, mas com cuidado com aquelas escolhidas para uso estético - como os famosos esteróides e anabolizantes, que fazem o efeito contrário.