O Dia do Batom é comemorado na próxima segunda-feira (29) e, quando pensamos nesse item de maquiagem, uma das cores mais clássicas e atemporais é o vermelho. Apesar de ser queridinha de várias famosas nacionais e internacionais, a cor ainda é vista com certo temor por algumas pessoas.
Como driblar o medo de usar o batom vermelho? Para quem não tem hábito de usar e ainda se sente um pouco "intimidada" com essa cor, a Katia Araujo, treinadora nacional de MAC, dá ao Purepeople algumas dicas fundamentais. Ah, e na galeria da matéria você vê dezenas de fotos que podem te inspirar!
"Opte por tons que não tenham grande contraste com a sua pele. Texturas mais leves e translúcidas também podem ser um caminho, como é o caso de lip tints, lip balms, batons mais lustrosos ou até dar um beijinho em um lenço de papel após aplicação para tirar um pouco da carga de cor", sugere.
A baixa nas temperaturas também traz novas tendências da cor para os lábios: é o que garante a especialista em maquiagem. "Com o inverno sem dúvida os vermelhos profundos e os bordôs estão em alta. Mas tenho visto até uns com fundo mais alaranjados. Sei que adoramos tendências de moda e beleza, mas nada como usar aquilo que nos faz sentir pessoas belíssimas. Não é verdade?", pondera.
Para quem quer durabilidade, o segredo é uma boa preparação esfoliando e hidratando os lábios. "Um primer também pode ajudar, criando uma barreira uniforme e aderente para o produto durar mais - aplique o primer um pouquinho pra fora do contorno dos lábios para evitar que o batom escorra nas linhas", indica Katia.
"Usar um lápis labial para contornar a boca ajuda a manter o batom no lugar, diminuindo as chances do produto escorrer ou borrar, além de ajudar a fixá-lo no lugar por mais tempo. Aplique um pouco de pó translúcido por cima. Isso ajuda a fixar o batom, selar e remover um excesso de óleo prolongando sua duração. Finalize com mais uma camada de batom", acrescenta a expert em maquiagem.
O receio de usar batom vermelho para muitas pessoas está relacionado à chance dele ficar borrado logo durante a aplicação. Nesse sentido, a especialista é bem didática. "Deixa eu dizer algo a vocês: ''Borrar faz parte!'. Ufa! Mais aliviadas agora? Os lábios são um dos focos mais difíceis de maquiar, podem perguntar a qualquer maquiador profissional e experiente por aí. 'Fazer uma boca' é diferente de passar um batom, e como tudo na vida requer treino, não adianta querer passar quando está atrasada para o compromisso", aponta.
Apesar disso, algumas diquinhas podem deixar a aplicação mais prática:
1- Tire o excesso de hidratante labial antes de delinear, caso contrário terá uma superfície escorregadia demais o que dificulta sua precisão.
2- Use uma lápis de contorno labial, isso vai ajudar muito, porque criará uma borda limite e um desenho a seguir.
3- Use um pincel plano e firme, ele dará mais precisão na aplicação principalmente nas bordas e comissuras.
4- Ao contornar, crie a forma usando como guia o desenho natural do seu lábio, ou seja, corte sobre a linha real do seu lábio levemente para dentro e aumente aos poucos, caso deseje obter lábios maximizados, de aparência mais carnuda.
5- Aceita, você vai borrar, e quando isso acontece, eu umedeço uma haste flexível bem fininha (própria para correção de maquiagem) ou um pincel de precisão (estilo o de ângulo/chanfrado) em um pouco de água micelar e vou limpando o que saiu para fora como se estivesse contornando o entorno dos lábios. Meu conselho é não fazer essa limpeza com corretivo, ao mesclar o borrado vermelho com o corretivo você poderá criar uma superfície meio rosada e ainda terá uma aparência borrada.
Na galeria da matéria, você encontra 50 fotos de famosas de diferentes estilos e em produções variadas para se inspirar. Confira e aposte já nessa cor icônica e atemporal!