É crítico o estado de saúde do jogador Izquierdo, do Nacional-Uruguai, revelou novo boletim médico nesta segunda-feira (26) à noite. O zagueiro de 27 anos do clube uruguaio está internado na UTI do Hospital Albert Einstein desde a noite da última quarta-feira (21) após passar mal durante o jogo de seu clube contra o São Paulo pelas oitavas de final da Taça Libertadores.
Juan Manuel Izquierdo sofreu uma parada cardíaca assim que deixou o estádio do Morumbis e precisou do desfibrilador. O caso do zagueiro lembra a morte em campo de Serginho, do São Caetano, ocorrida no mesmo local e em confronto daquele time contra o São Paulo em outubro de 2004.
"O paciente Juan Manuel Izquierdo segue internado na Unidade de Terapia Intensiva, desde o último dia 22 de agosto de 2024, às 20h55, dependente de ventilação mecânica, com quadro neurológico crítico", diz o boletim médico enviado pelo Albert Einstein, mesma unidade na qual Faustão teve nova internação após passar por dois transplantes em seis meses - o de coração completa um ano neste mês.
Após deixar o Morumbis de ambulância, Izquierdo enfrentou a parada cardíaca e, por isso, foi precisa "ressuscitação cardiopulmonar, incluindo procedimento de desfibrilação, tendo o paciente retornado à circulação espontânea". Horas antes do novo boletim do atleta ser divulgado, Sebastián Bauzá, secretário de esportes do Uruguai, fez uma importante revelação a respeito do histórico de doenças de Izquierdo.
Há 10 anos, Izquierdo foi diagnosticado com leve arritmia cardíaca quando tinha apenas 17 anos. Esse problema também já havia sido notado na atriz Mamma Bruschetta, no começo deste ano, e no cantor Sérgio Reis, em junho de 2014.
Nesse final de semana, o São Paulo usou camisas com mensagens pela recuperação do uruguaio. O zagueiro estreou como profissional em 2018 ao atuar pelo Cerro (Uruguai). Em seguida, ainda pelo seu país natal defendeu times como Peñarol. Izquierdo também já jogou pelo clube mexicano Atlético San Luis.
Em relação à Libertadores, as quartas de final começam no dia 17 de setembro e terminam no dia 26 do mesmo mês. Responsável pela eliminação do Nacional, o São Paulo encara o Botafogo e decide a vaga em casa. Também fazem o segundo jogo em seus gramados o River Plate-Argentina (adversário do Colo-Colo-Chile), Atlético-MG (do Fluminense), e Peñarol (do Flamengo, cujo técnico, Tite, também foi internado na última semana e já teve alta).