O verão está chegando e traz consigo altas temperaturas e aquele desejo incontrolável se de refrescar em piscinas ou nas praias, como fazem os famosos quase diariamente. Mas, neste mês, a campanha do Dezembro Laranja nos alerta para a importância da prevenção do câncer de pele.
O câncer de pele é um dos tipos de câncer mais comuns no Brasil e, por isso, é importante lembrar que os cuidados com a saúde da pele vão além da estética e devem ser uma prioridade durante o ano inteiro.
Embora pouco comentado, o câncer de pele apresenta vários riscos, especialmente quando não é tratado, onde pode ocorrer o avanço e agressividade para o tratamento, além de destruir estruturas importantes da pele do corpo.
Como boa parte em população em geral, o câncer de pele já afetou muitos famosos, desde estágios iniciais até casos mais graves que, com o devido tratamento e apoio de um dermatologista, conseguiram resultados satisfatórios em seu tratamento.
Além de Ana Maria Braga, que é um dos nomes mais lembrados quando se fala neste tipo de câncer, outras celebridades que você nem imagina, como Bob Marley, Jimmy Carter, Hugh Jackman e Elizabeth Taylor já foram diagnosticados com a doença.
Kelly Key recebeu o diagnóstico no final de 2019. Na época, ela fez a biópsia de uma pinta e foi constatado um carcinoma basocelular e fez a retirada de várias outras semelhantes. Segundo a famosa, o motivo do câncer teria sido a exposição excessiva ao sol e o uso de câmeras de bronzeamento artificial na sua juventude.
Ainda na década de 1980, Claudia Raia, ainda em sua juventude, foi diagnosticada com melanoma, um tipo de câncer de pele. Em uma entrevista, a atriz revelou que recebeu ajuda de Jô Soares, seu ex-namorado, para fazer a retirada de uma pinta na perna.
A atriz Lorena Comparato, irmã de Bianca Comparato, também recebeu um diagnóstico de carcinoma basocelular, o tipo mais comum de câncer de pele, ao perceber uma pinta sangrando na região do colo. Ela, como as outras, realizou uma cirurgia para a retirada da pinta.
E pouca gente lembra, mas Bárbara Evans também enfrentou o câncer de pele. Em 2014, ela foi diagnosticada com melanoma e teve que retirar uma pinta. Desde então, a filha de Monique Evans monitora outras pintas e passou a redobrar seus cuidados dermatológicos a fim de evitar a doença.
Para falar sobre o câncer de pele e os cuidados essenciais para prevenir a doença, o Purepeople trouxe dicas e depoimentos da dermatologista Larissa Oliveira, da clínica Les Peaux, que vão te ajudar durante todo o ano.
Use protetor solar todos os dias: Independentemente de estar ou não exposto diretamente ao Sol, o protetor solar é fundamental para proteger a pele dos danos causados pelos raios UV. Escolha um produto com FPS adequado ao seu tipo de pele e reaplique-o a cada duas horas, especialmente se for nadar ou transpirar.
Evite a exposição solar nos horários de pico: Os raios solares são mais intensos entre as 10h e as 16h. Tente limitar sua exposição durante esse período e, quando não for possível, busque sombra e utilize roupas de proteção, como chapéus e óculos de sol.
Faça o autoexame da pele regularmente: Observar sua pele em busca de manchas ou sinais incomuns pode ser uma medida eficaz para detectar precocemente qualquer alteração. Se notar algo suspeito, como feridas que não cicatrizam ou manchas com bordas irregulares, consulte um dermatologista.
Hidrate a pele frequentemente: Manter a pele hidratada ajuda a reforçar a sua barreira natural, evitando ressecamentos e rachaduras que podem torná-la mais vulnerável aos danos causados pelo sol.
Evite o uso de câmaras de bronzeamento artificial: O uso de câmaras de bronzeamento, apesar de ser uma prática comum entre algumas pessoas, aumenta consideravelmente o risco de câncer de pele. A radiação emitida por esses aparelhos é igualmente prejudicial aos raios solares, podendo causar danos irreparáveis à pele.