Zezé Motta é uma das principais artistas da história da música e atuação nacional. Reconhecida por seu papel na versão original da novela 'Xica da Silva', em 1976. Zezé, hoje aos 78 anos, é a homenageada no programa 'Tributo', da TV Globo , a ser exibido nesta sexta-feira (10).
Com uma vida repleta de nuances, lutas e vitórias pessoais, Zezé Motta é inspiração de história e carreira para muita gente. Sua história, porém, é marcada por cicatrizes e uma série de abortos que a impediram de ser mãe de sangue, mas a possibilitaram adotar 5 filhas belíssimas e muito amadas.
Zezé Motta teve, ao todo, três abortos espontâneos. O momento um tanto desafiador a fez procurar ajuda médica, e foi quando ela descobriu que tinha útero infantil e, para ter uma gravidez de sucesso, deveria ficar de repouso nos primeiros três meses da gestação.
"[Ter filhos] era meu segundo sonho, depois de ser atriz. Tive três abortos espontâneos e resolvi investigar a causa. Descobri que, para que o problema não se repetisse, teria que ficar os três primeiros meses da gestação de cama. Só que era uma época de muito trabalho e eu não podia me dar esse luxo. Acabou que nunca tive filhos naturais", disse em uma entrevista profunda para a revista TPM, do UOL.
A alternativa de Zezé Motta foi adotar 5 filhas, de quem cuidou com muito carinho e dedicação: "Tenho, entretanto, cinco filhas de coração. Não as adotei legalmente, mas cada uma delas representa uma história de amor", completou a cantora e atriz, falando sobre seu amor por Luciana, Carla, Cíntia, Sirlene e Nadine.
É inegável que as filhas de Zezé Motta são os grandes amores de sua vida. Em uma entrevista para a Marie Claire em 2021, a protagonista de novelas como 'Chica da Silva', 'Corpo a Corpo' e 'Sinhá Moça' falou sobre a adoção de Luciana, sua primeira filha.
A adoção aconteceu antes mesmo da cantora descobrir ter problemas para engravidar: "Já tinha sofrido um aborto espontâneo mas encarei como normal, não sabia que não podia ter filhos, pensei isso acontece com todo mundo. Em um outro casamento, mais tarde, discutindo com meu marido, desconfiada de estar grávida e o aborto aconteceu enquanto discutíamos sobre ter ou não o bebê. Tive uma hemorragia", contou.
O primeiro contato com a filha foi quando ela tinha 4 anos, durante um show na Casa da Criança: "Ela já gostava de mim pois me via na novela. Quando fui fazer o show, ela pediu para me ver, ficou na barra da minha saia. Estava fazendo um show beneficente", relembrou. O primeiro passo entre a relação das duas foi o apadrinhamento para, depois, vir a adoção.