![](https://static1.purepeople.com.br/articles/0/73/90/0/@/1019310-giovanna-antonelli-iniciou-sua-carreira-580x326-2.png)
![Purepeople](https://static1.purepeople.com.br/build/pp_br/logo_brand_ads.28cc10ac.png)
Muito tempo antes de usar roupas de grife na pele da vilã Atena na novela "A Regra do Jogo", Giovanna Antonelli aparecia na telinha com figurinos bem diferentes. A atriz começou a carreira na TV como Angelicat, nome dado às assistentes de palco de Angélica no programa "Clube da Criança", na extinta TV Manchete. Em meados dos anos 1990, a artista, elogiada pelo marido por seu atual papel na TV, iniciava sua trajetória de sucesso na telinha.
Após uma participação em "Tropicaliente" (1994), a estrela conheceu os seus dois primeiros personagens de destaque na teledramaturgia, ao retornar para a Manchete. Primeiro, como a Ressu de "Tocaia Grande" (1995), a filha de uma prostituta (Júlia, vivida por Tânia Alves) criada por um padre (Mariano, papel de Antonio Petrin). Depois ela deu vida à vilã Elvira de "Xica da Silva" (1996), trama protagonizada por Taís Araújo, que voltará à TV como a bailarina Michele na série "Mister Brau". Na história passada no século XVIII em Minas Gerais, Giovanna foi a ex-prostituta Elvira.
O folhetim foi assinado por Walcyr Carrasco, sob o pseudônimo de Adamo Angel, e reprisado em 2005 pelo SBT. Atualmente, o autor é responsável pelo sucesso "Verdades Secretas", que vem conquistando o público principalmente pelas cenas de nudez.
Hoje ditando moda na nova novela das nove, Giovanna entrou para valer no time das grandes atrizes brasileiras com a garota de programa Capitu de "Laços de Família" (2000). A partir daí, a artista passou a colecionar inúmeros papéis de destaque como a Jade de "O Clone" (2001), a Bárbara de "Da Cor do Pecado" (2004) e a Clara de "Em Família" (2014).
Relembre as personagens de Giovanna Antonelli em nossa galeria!
(Por Guilherme Guidorizzi)