Dona Alda, mãe de Xuxa, foi enterrada nesta quarta-feira (9), no Cemitério Jardim da Saudade, em Paciência, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A matriarca dos Meneghel morreu aos 81 anos de insuficiência respiratória aguda e complicações do Mal de Parkinson, doença que enfrentava há mais de 10 anos. "Essa última noite foi confortante. Ficamos com ela do jeito como ela gostaria: a família reunida. É muita tristeza", disse ao Purepeople Solange Meneghel, irmã de Xuxa. No início da manhã, Sasha desembarcou no aeroporto Tom Jobim, vindo de Nova York (EUA) e foi recebida pelo pai, Luciano Szafir. O coreógrafo Fly foi um dos amigos da apresentadora que passaram pelo velório, assim como o Padre Fábio de Melo, Bianca Rinaldi, Claudia Rodrigues e Sérgio Mallandro. Já Paula Fernandes e as duplas Victor & Leo e Chitãozinho & Xororó enviaram coroas de flores.
Através de suas conta de rede social, o namorado da apresentadora fez uma homenagem para a sogra através de um poema. "Voa. Voa passarinho. Pássaro mais lindo. Acorda e voa (...). Quero ver de novo o seu sorriso. Ouvir você falando em meu ouvido. Eu precisando tanto desse abraço. Agarrado em você, vendo TV. Do seu lado....", escreveu o ator, que chegou a ser filmado cantando para a mãe de Xuxa. O pai de Sasha também se despediu da avó de sua filha. "Infelizmente Dona Alda se foi... Ela deixou um legado maravilhoso....Todos nos lembramos dela com muito carinho, tantas histórias... E ela sempre cuidando de todos .....Fique com Deus", escreveu Szafir.
Ainda na web, Xuxa e Sasha lamentaram a morte da matriarca. "Meu passarinho voou... e vai pintar um lindo pôr do sol pra nós. Obrigada a todos pelas orações", escreveu a filha caçula de dona Alda. Além da apresentadora, a caçula da família, ela teve outros três filhos: Solange, Bladimir e Cirano Rojabaglia, morto em 2015, vítima de infarto fulminante. O pai de Xuxa, seu Floriano, faleceu no ano passado. Na época, a mãe de Sasha afirmou que o estado de saúde dele havia piorado após ser vítima de um erro médico. "Descanse em paz, pai", escreveu a rainha dos baixinhos.
Em meados de fevereiro, Xuxa contou o que Dona Alda vinha enfrentando com a doença, já no estágio final. "Ela não se comunica mais com a gente, não mexe mais nem um dedo. Ela tá presa no corpo (...). O Parkinson vai fazendo com que alguns órgãos parem de funcionar. Então parou o estômago, ela se alimenta por sonda, não anda, não fala. Vai diminuindo tudo e ela vai ficando presa dentro desse corpo, como num casulo (...). Eu já tô pedindo pra que ela vá. Sofrer, obviamente, ela sofre com essa porcaria de doença, mas eu não quero vê-la sentindo dor", desabafou.
(Com apuração de Patrick Monteiro e texto de Guilherme Guidorizzi)