Woody Allen chega aos 78 anos neste domingo (1º), após a estreia de seu último longa-metragem, "Blue Jasmine", estrelado por Kate Blanchett. Na trama, Jasmine, vivida por Kate, precisa se acostumar a uma vida completamente diferente da que vivia: se um dia era a mulher de um bilionário, no dia seguinte precisava levar um rotina mais parecida com a de sua irmã, Ginger, vivida pela atriz Sally Hawkins.
Neste trabalho, o diretor ambientou seu filme em San Francisco, diferente da maioria de seus filmes, que tem Nova York como locação. No Brasil, o nome de Allen ficou em destaque recentemente pelo lançamento de uma peça com um texto seu, "Sonhos de Um Sedutor", estrelado por Luana Piovani.
Em agosto deste ano, o prefeito Eduado Paes declarou sua vontade de ter o cineasta rodando um filme no Rio de Janeiro. Para isso, afirmou ter entrado em contato de todas as formas possíveis para que ele escolhece o cenário carioca. "Eu quero muito que ele venha! Falei com a irmã dele, mandei bilhete via (o arquiteto Santiago) Calatrava, que é vizinho dele em Nova York, e pago o que for para que ele venha filmar aqui. O Reage Artista vai me matar quando eu der os milhões que o Woody pedir. Mas eu pago 100% da produção", afirmou o prefeito, causando polêmica pelas declarações.
Conhecido por manter uma média de produção de um filme por ano, Woody Allen é famoso também por escrever seus próprios filmes e manter uma carreira paralela na música. Desde pequeno, toca clarinete como hobby e até hoje toca semanalmente com uma banda em um pub em Nova York.
Dentre as famosas que se destacaram em seus filmes, Penélope Cruz assina a lista, junto com Scarlett Johansson, Meryl Streep e Mia Farrow. Com Mia, ficou casado até 1997, quando começou um polêmico relacionamento com Soon Yi, filha adotiva de Mia, com quem está casado até o momento.