Na onda de nostalgia que tem dominado a moda, surge um item curioso que jamais imaginávamos que seria tendência novamente. Além dos minióculos e das pochetes, peças típicas dos anos 80, época que tem estado em alta nas passarelas e na vida real, as famosas estão adorando usar aqueles windbreakers, jaquetas corta-vento produzidas em nylon coloridíssimo feitas, em geral para alguma prática esportiva, como o paraquedismo. Além de fashion, o outfit é perfeito para o inverno brasileiro, muito mais brando que o do hemisfério norte. Por lá, o item é proposto nas coleções de verão.
Há quem se entusiasme com o estilo e prefira adotar o conjunto completo, com calça, ou mesmo o macacão. Fato, porém, é que itens assim vêm caindo nas graças de grifes de luxo, como Gucci e Vuitton, que estreou com novo estilista na última semana de moda masculina em Paris , além das esportivas Champion, Reebok e Nike, que já fizeram suas próprias versões. Os modelos vendidos em brechó também têm feito sucesso, conquistando quem gosta de usar a trend em sua raiz e, de quebra, manter um guarda-roupa sustentável.
A peça esteve presente em coleções recentes da Prada, Gucci, Louis Vuitton e entre as criações de seu novo estilista, Virgil Abloh, também para sua própria marca. Também foi vista vestindo celebs que todo mundo anda copiando, como Kylie Jenner e Bella Hadid. Além disso, na coleção da Fenty, grife de Rihanna, feita com a Puma, há inúmeras opções de modelos da jaqueta.
As que mais chamam a atenção são feitas em tons neon, como amarelo, verde-limão e rosa choque, cores também presentes nos vestidos de festa dos desfiles de alta-costura, em Paris. Depois da semana de alta-costura, a tendência do retorno dos anos 80 tem sido difícil de ignorar, com tantos elementos em alta novamente. Esse é mais um desse, que traz, mais uma vez, a pegada esportiva para os looks do dia a dia.
(por Deborah Couto)