Whindersson Nunes está em alta. Se você não está familiarizado com este nome, o Purepeople te ajuda! Youtuber com quase 25 milhões de inscritos em seu canal, além de 15,8 milhões de seguidores no Instagram, o amigo de Neymar que já foi alvo de piadas do craque está no topo da lista de youtubers/bloggers mais famosos e populares no Brasil em 2017, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Ipson e divulgada em novembro. Whindersson aparece na mesma lista que tem, no "ranking total", Ivete Sangalo, defensora da saúde no lugar do padrão de beleza, como a artista mais famosa e influente.
Carolina Tonussi, gerente do instituto de pesquisa, explica quais são os critérios para a eleição: "A popularidade é muito mais o quanto as personalidades são conhecidas, chamam atenção do público, enquanto a influência é mais qualitativa, sendo mais difícil de ser alcançada." Natural de Palmeira do Piauí, cidade com cerca de 5 mil habitantes no nordeste do país, o youtuber já trabalhou como carregador de caminhão e garçom antes do estrelato! Veja essas e outras curiosidades sobre ele.
Natural da cidade Palmeira do Piauí, no estado do Piauí, com cerca de cinco mil habitantes - dados do senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estática (IBGE) de 2017 -, Whindersson cresceu na cidade de Bom Jesus, de aproximadamente 25 mil habitantes. Aos 15 anos, ele decidiu que queria fazer vídeos para o Youtube. Produziu dois canais, mas não teve sucesso. Em 2012, lançou o vídeo com paródia da música "Alô, vó, tô reprovado", que em uma semana alcançou a marca de 5 milhões de visualizações. Aos 17 anos, decidiu deixar o interior e se mudar para a capital, Teresina. Como não tinha onde morar, foi convidado pelo também youtuber Bob Nunes a morar com sua família.
Ainda estudante do ensino médio e com o dinheiro apertado, Whindersson usava a câmera de uma amiga para começar a fazer seus vídeos. "Caminhava 3 km até a casa de uma amiga que tinha câmera boa, voltava, filmava, editava e caminhava mais 2 km para postar o vídeo em uma lan house, já que não tinha conexão de internet em casa", explicou o youtuber em uma entrevista para o jornal "Folha de São Paulo" em 2016.
Desbancando canais com grandes produções, como o "Porta dos Fundos", criado em 2012, e o famoso canal de Felipe Neto, criado em 2010, o piauiense atualmente é o youtuber com maior número de inscritos no Brasil, com cerca de 25 milhões de seguidores. Mundialmente, o sueco Felix Arvid Ulf Kjellberg é dono do canal com mais inscritos e tem aproximadamente 58 milhões de inscritos.
Antes de conquistar a fama, a vida do humorista não foi nada fácil. Assim como o galã Klebber Toledo, que trabalhou como garçom antes do estrelado, ele também teve a mesma experiência, além de ter sido carregador de caminhão. Porém, Whindersson não mandava muito bem na profissão e ficou como substituto de garçom em sua cidade. "Eu só era chamado caso algum garçom faltasse", comentou em seu canal.
Após se mudar para Teresina e dar um 'up' no seu canal do Youtube, Whindersson já enfrentou a fúria dos haters logo no início da carreira. Em 20 de janeiro de 2013, quando o seu canal estava perto de completar um ano e já tinha 30 mil inscritos, o canal foi hackeado e excluído. Depois desse episódio, o humorista abriu um outro na mesma plataforma, que o tornou conhecido.
Por conta do sucesso do seu canal, Whindersson aliou a produção dos vídeos para o Youtube com apresentações de stand-up comedy a partir de 2013, quando começou a estrelar o espetáculo "Standapiando". Entre 2015 e 2016, saiu em turnê com o "Marmininu". Já em 2017, ele leva aos palcos o "Proparoxítona", que além de passar por várias cidades do Brasil, ganhou apresentações em Portugal nas cidades de Braga e Lisboa. De acordo com reportagem da "Folha de São Paulo", em 2016, o cachê médio do artista em cada apresentação de stand-up comedy era de R$ 90 mil.
Whindersson namora desde 2016 a cantora Luisa Sonza, que também é uma celebridade da internet. Conhecida como a "Rainha do Cover", a gaúcha canta desde os 7 anos e já fez duetos com personalidades como Luan Santana, Ivete Sangalo e Cláudia Leitte.
Bem como a ex-BBB Munik Nunes, vencedora do reality em 2016, após conquistar grande notoriedade no país, Whindersson foi na contramão dos principais youtubers, que ficam no eixo Rio-São Paulo, e elegeu o Ceará como o endereço do seu novo lar. "Eu estou morando em Fortaleza. Às vezes, passo um mês ou dois meses fora de casa. É até difícil segurar a saudade dos meus pais. Mas eu estou trabalhando e vivendo", declarou o humorista em entrevista à youtuber Gaída Dias, em fevereiro de 2017.
Em entrevista à "Folha de São Paulo" em 2016, Valdenice, mãe de Whindersson, contou a origem do nome inusitado do filho: "O nome Whindersson foi inspirado em um jogador de futebol que eu vi na TV, mas não lembro de qual time era."
Assim como a youtuber Kéfera Buchmann, que saiu da internet e conseguiu fazer sucesso nas telonas, Whindersson também já deu os seus primeiros passos na carreira cinematográfica. O humorista participou em 2017 dos longas: "Internet, O Filme" e "Os Penetras". Em ambos o seu personagem foi ele mesmo. Anteriormente, em 2016, dublou a voz do personagem Roger no filme "A Era do Gelo".
(Por Helena Marques)