Wentworth Miller, ator que ficou conhecido mundialmente por interpretar Michael Scofield da série "Prision Break", se revelou gay nesta quarta-feira (21) em uma carta oficial enviada ao Festival de Cinema Internacional de São Petersburgo. O artista escolheu o documento para recusar o convite de participação no evento por conta das leis de repressão aos homossexuais na Rússia.
"Obrigado por seu gentil convite. Como alguém que já visitou a Rússia no passado e gosta de visitar, até por ter um grau de ascendência russa, eu ficaria feliz em aceita-lo. No entanto, como um homem gay , eu devo recusar. Estou profundamente preocupado com o atual tratamento dado pelo governo Russo para homens e mulheres homossexuais. A situação não está de forma aceitável e eu não posso, em sã consciência, participar de uma comemoração organizada por um país onde as pessoas, como eu, estão sendo negadas o direito básico de viver e amar abertamente", escreveu no Miller no documento.
O artista conclui a carta afirmando que, um dia, pode mudar de ideia quanto a visitar o país. "Talvez, quando a situação melhorar, eu estarei livre para fazer uma outra escolha", pontuou. A carta ganhou repercussão mundial e aumentou as discussões de formadores de opinião internacionais quanto à posição do país sobre os homossexuais.
Em junho deste ano o presidente Vladmir Putin assinou uma lei aprovada pelo parlamento Russo que proíbe todo e qualquer tipo de propaganda com teor homossexual que seja acessível a crianças, como na televisão, internet, jornais, informes publicitários e outros veículos. O descumprimento da obrigação é passível de multa.