O primeiro beijo gay entre homens da teledramaturgia brasileira, mostrado no último capítulo de "Amor à Vida" nesta sexta-feira (31), é o assunto mais comentado nas redes sociais desde ontem à noite. A repercussão positiva da cena protagonizada por Mateus Solano e Thiago Fragoso enche o autor Walcyr Carrasco de orgulho.
"Um marco em termo de quebra de paradigmas, de abertura para a sociedade e uma demonstração da convivência de diferentes", festejou ele, na comemoração que reuniu a equipe da novela em uma churrascaria do Rio para assistir ao último capítulo. "O mundo é para todos. E acho que a novela conseguiu dizer isso", completou.
Em sua primeira novela no horário nobre, Walcyr Carrasco fez história. O primeiro beijo gay entre mulheres na teledramaturgia já havia acontecido na novela "Amor & Revolução" (2011), no SBT, protagonizado pelas atrizes Luciana Vendramini e Giselle Tigre, mas, entre homens, era inédito até então.
O mesmo folhetim da emissora de Silvio Santos iria exibir um beijo entre os personagens vividos por Lui Mendes e Carlos Arthur Thiré, mas desistiu após fazer uma pesquisa com telespectadores. Na novela "América" (2005), uma cena de beijo gay chegou a ser gravada com os atores Bruno Gagliasso e Erom Cordeiro para o último capítulo, mas foi vetada na hora da exibição.
Após a exibição do beijo entre Félix e Niko, a TV Globo enviou um comunicado à imprensa sobre a cena. "Toda cena de novela é consequência da história, responde a uma necessidade dramatúrgica e reflete o momento da sociedade. O beijo entre Félix e Niko selou uma relação que foi construída com muito carinho pelos dois personagens. Foi, portanto, o desdobramento dramatúrgico natural dessa trama", informa a nota.
"A pertinência desse desfecho foi construída com muita sensibilidade pelo autor, diretor e atores e assim foi percebida pelo público. É importante lembrar que o relacionamento homossexual sempre esteve presente nas nossas novelas e séries de maneira constante, responsável e natural. A cena esteve de acordo com essa premissa e com a relevância para a história", completa o comunicado.
'Pureza do amor'
Em entrevista ao site oficial de "Amor à Vida", o diretor Wolf Maya celebrou a cena. "Quase todos os amores foram entendidos nessa história. O amor entre uma autista e um advogado, o amor entre dois velhos, o amor entre pessoas de regiões diferentes, o amor entre dois rapazes... E nesse ponto tocou muito em todo mundo. Porque talvez tenha sido a primeira vez que se falou com tanta sinceridade e com tanta pureza do amor entre dois homens", opinou.
Protagonistas da histórica cena, Thiago Fragoso e Mateus Solano também vibraram com a repercussão. "Tudo o que a gente busca como artista, pelo menos para mim, é conseguir se comunicar com as pessoas no nível mais profundo, provocar esse momento da catarse. Ainda estou meio anestesiado", disse Thiago. "O Walcyr pegou todo mundo pelo amor. Acredito que a maioria se rendeu ao casal", completou Mateus.