Tatuado, sujo, com o cabelo grande e barba por fazer, Wagner Moura vive Spyder no seu primeiro filme em Hollywood, nos Estados Unidos, ao lado do astro internacional Matt Damon. No longa-metragem "Elysium", que se passa no ano de 2159, o personagem é quem ajuda Max (Matt Damon) a chegar a uma estação espacial. Além dos dois, Alice Braga e Jodie Foster também fazem parte do elenco.
Para embarcar nesse projeto, o ator baiano precisou se afastar da família por um período mais longo, já que o tempo de filmagens foi em torno de cinco meses. "A parte mais difícil foi ficar longe de casa, pois tenho dificuldade de ficar longe da minha família e dos meus amigos por muito tempo. No Brasil, levamos cerca de sete semanas para realizar as filmagens", explicou Wagner aos jornalistas que estavam presentes na primeira exibição de um trecho do filme promovida pela distribuidora, em São Paulo, na noite de segunda-feira (8).
Ele também destacou outra dificuldade. "Eu não falo inglês muito bem. Até consigo me virar em viagens, mas trabalhar em inglês é muito difícil. Foi bom que o Neill reuniu um elenco multicultural, eu me beneficiei disso. Mas achei um barato filmar em inglês e numa produção grande", explicou Wagner no encontro.
"Elysium" é o nome de uma estação espacial onde os muito ricos vivem cercados de luxo, médicos, alimentos e tudo o que falta na Terra. Isso porque o planeta está arruinado por conta do superpovoamento. A criminalidade e a pobreza são o que restou, junto com toneladas de lixo e resumem o estado atual do lugar que hoje vivemos.
Wagner Moura, cada vez mais dedicado ao cinema, vive Spyder, um coiote que transporta pessoas a Elysium. "É uma mistura de revolucionário com fora da lei", explicou o ator, que indicou o nome da experiente amiga Alice Braga, com quem contracenou há 10 anos no filme "Cidade Baixa", de Sérgio Machado, após o diretor demonstrar interesse por uma atriz latina para o papel de mocinha. "Foi muito importante ter a Alice lá. Ela é minha amiga, experiente e me ajudou nesse processo". A atriz correspondeu: "Foi emocionante ver o Wagner arrebentando em cena e ouvir as pessoas comentando sobre o talento dele"
No filme, Alice Braga é a enfermeira Frey, amiga de infância do protagonista, que foi criada no mesmo orfanato que ele. "Ela é a mocinha do filme. É uma amiga de infância de Max", contou a atriz no mesmo evento. A personagem vive na Terra e enfrenta contratempos para criar a filha: "Já tinha interpretado uma mãe, mas desta vez foi mais intenso".
Matt Damon, o protagonista, precisa da ajuda de Spyder para chegar à Elysium e se salvar. Ele interpreta um ex-presidiário e é obrigado pelo atual patrão a entrar em um local contaminado por radiação e, após contaminado, lhe restam cinco dias de vida e uma esperança de salvação na estação espacial.
O longa, com orçamento de US$ 120 milhões, tem previsão de estreia no Brasil em 20 de setembro e é escrito e dirigido por Neill Blomkamp, o mesmo de "Distrito 9".