Um dia após o enterro de Dominguinhos, Guadalupe Mendonça, viúva do cantor, que que morreu na terça-feira (23), abriu o coração em conversa com o Purepeople na tarde desta sexta-feira (26). É na família e nas mensagens de carinho de fãs de todo o Brasil que ela tem encontrado força neste momento. O sanfoneiro lutava contra um câncer no pulmão há quase sete anos e durante o período de internação, desde dezembro do ano passado, ele teve a companhia da mulher no hospital diariamente. Nos últimos dias, ela não descansou, preocupada com as recaídas do marido. "Depois do sepultamento foi que me dei conta de que eu não dormia desde domingo", conta a viúva.
"Eu já li em alguns lugares que Dominguinhos falar sobre morte, mas esse era um assunto proibido em casa. Nesses últimos meses de vida que ele comentou em família que realmente gostaria de ser cremado. Mas eu me vi sozinha, sem dinheiro para realizar esse desejo... Nunca me preocupei com dinheiro, nunca tivemos", desabafa.
Ao lado da filha do casal, a cantora Liv Moraes, e do neto, Luca, de 4 anos, Guadalupe conta que vai sair de casa na noite desta sexta para assistir a um show da filha, que se apresenta em Garanhuns, em Pernambuco, cidade onde nasceu o compositor. Antes de se prepararem para o evento, porém, elas tiveram de contar ao menino que o avô tinha falecido.
"Ele não sabia até hoje, dormi junto com ele, mas quando acordei deixei essa missão para a Liv. Esperei ela acordar e ela contou. Ele perguntou: 'Mamãe, o vovô morreu? Os médicos não estão cuidando mais dele?', e ela respondeu: 'Deus está cuidando dele agora'", contou Guadalupe, acrescentando que o neto foi buscar consolo na avó e ela o tranquilizou: "Mas nós somos uma família feliz e seremos sempre felizes".
Tão querido pelos brasileiros, Dominguinhos deve ganhar um memorial em breve na sua cidade natal. A viúva do pernambucano já foi procurada pela prefeitura de Garanhuns para falar sobre o assunto. "Eles estão com um projeto de fazer o 'Memorial Dominguinhos', já conversei com o prefeito e, segundo ele, já está aprovado. Estou disposta a colaborar com tudo o que precisar de mim".
Guadalupe falou também sobre as vezes em que tentou se separar do marido. "Cada vez que tentei me separar, ele me aproximou mais". Ela chegou a ter outro relacionamento com Sandro Haick, produtor musical da filha, há sete anos. No entanto, Dominguinhos a colocou contra a parede: "Você não pode se casar, você é casada comigo".
Sandro, aliás, é um dos grandes amigos da família e tê-lo por perto neste momento foi pedido do sanfoneiro. "Dominguinhos me pediu que o Sandro não me abandonasse, porque eu estava precisando de ajuda", revela Guadalupe.
Quando cita sua fé, a viúva do cantor comenta o processo que o filho mais velho do pernambucano, Mauro da Silva Moraes, move na Justiça contra a irmã. Em março deste ano, Liv explicou que, em um dos processos, Mauro pedia uma procuração para cuidar dos bens do pai e, no outro, o rapaz alegou que a irmã o impediu de entrar no apartamento de Dominguinhos, em São Paulo, onde o primogênito estava morando desde a internação do cantor. "Deus é tão bom com a nossa família que até o caso que o filho dele está movendo contra a gente tem sido favorável a nós", comemora.
Ao falar sobre os anos de união com o músico, ela se orgulha em dizer: "Fui, sou e serei a privilegiada, a única amada que ele escolheu".
(por Larissa Moggi)