Com cinco grifes no line up, o segundo dia de São Paulo Fashion Week já esteve agitado. Além das tendências desfiladas pela Osklen, Modem, Patricia Viera, Torinno e João Pimenta (coleção feminina), famosas como Camila Queiroz e Deborah Secco cruzaram as passarelas. Enquanto Camila foi a estrela da coleção feminina do veterano (especialmente em moda masculina) João Pimenta, Deborah foi o nome forte do desfile da estreante Torinno.
Sob o comando do badalado designer Luis Fiod, a Torinno, que é especializada em vestuário masculino, estreou com uma proposta urbana, cool e despojada de moda para homens, apostando na pegada esportiva -- em alta há algumas temporadas -- e nas estampas digitais para criar um visual fashion e confortável para eles. Deborah Secco de cabelo curtinho e "boyfriend look" encerrou o show com maestria. Já João Pimenta levou a diversidade para a passarela de sua coleção feminina (ele ainda desfila a masculina nessa edição do SPFW). Com casting formado por modelos negras e de ascendência indígena o designer apostou no oversized e nas estampas gráficas para trazem uma coleção contemporânea para mulheres que curtem looks descomplicados.
Bem feminina, Patricia Viera, designer especializada na criação em couro, apostou num estilo girlie e millenial. Além do couro brilhante -- o brilho, aliás, é uma das principais trends da temporada -- a passarela da estilista trouxe uma bonita homenagem às bordadeiras e muita feminilidade em looks mídi, florais delicados, rendas... Uma aposta no romantismo da vez. Modelos de cabelos coloridos deram o toque jovem que fizeram toda a diferença para o desfile da marca. Já a tradicionalíssima Osklen vem apostando na moda sustentável com o movimento denominado ASAP, um chamado para a urgência da adoção de um estilo de vida alinhado a práticas socioambientais. A coleção ASAP Oceans reafirma esse propósito e lança um manifesto em defesa dos mares e oceanos. Em termos visuais, a coleção traz um navy delicado. Listras, linhas retas e looks minimalistas (e, por isso, mais sustentáveis também) dividem espaço com elementos artesanais como o crochê e a palha trançada. Azul, vermelho, amarelo e branco dominam a cartela de cores, que traz pura leveza para a próxima temporada. Com um estilo contemporâneo sob o comando do designer André Boffano (designer também da Bobstore), a Modem levou uma pegada contemporânea e artsy para a passarela, desconstruíndo a feminilidade com assimetrias, mix de tecidos e uma coleção elegantérrima.
(por Deborah Couto)